"Também vós leigos podeis viver a espiritualidade das Filhas de Sant'Ana; ser os cem braços e chegar lá onde as Filhas não podem chegar" Intuição de Rita de Maggio - 09 de dezembro de 1981


quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Padre do Movimento da Esperança



O amor e carinho do Padre Francisco com o Movimento da Esperança é muito grande, ele ajudou a fundar o grupo de Dix Sept Rosado, despertou vocações, acompanhou o grupo do Maristella e esteve sempre presente nos nossos encontros  de Carpina e de Natal, contribuindo de forma muito significativa para nossa formação e transmissão do Carisma da família de Sant’Ana.
Nós, do Movimento da Esperança, agradecemos e desejamos, ao nosso bom pastor, sucesso em sua nova missão na Cidade Eterna.

Que Deus te abençoe e te dê muita paz!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Padre Francisco, muito obrigado!




Alunos, professores e funcionários do Centro Educacional Maristella prestaram uma linda homenagem ao Padre Francisco, que viajará para Roma nos próximos dias.

"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração." Charles Chaplin

Festa de Sant'Ana e São Joaquim - Carpina/PE






Que Sant'Ana, São Joaquim e Maria intercedam a Jesus por nossa Família Religiosa, para que nós possamos atualizar a espiritualidade de doação e esperança no mundo de hoje!

Feliz Festa de Sant'Ana e São Joaquim!

do Irmão em Jesus Cristo:

Gilberto

terça-feira, 26 de julho de 2011

Festa de Sant'Ana e São Joaquim - Natal/RN

 Celebração eucarística - Profissão perpétua
Irmã Ana Maria Sema de Santana
 Hoje, professo definitivamente os Votos de Castidade, Pobreza e Obediência
 Irmã Sema com o grupo do Movimento da Esperança do Maristella
Irmã Sema com a turma do Centro Educacional Maristella

FELIZ DIA DE SANT'ANA E SÃO JOAQUIM





Irmãos e irmãs do Movimento da Esperança, tenham um abençoado dia acompanhados de Sant'Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora, avós de Jesus Cristo. Jaime Seguier

Olá meu irmão Jaime, desejo a você e a todos os Membros do MdE uma Feliz Festa de Sant'Ana e São Joaquim, que a exemplos deles possamos ser fieis a Deus e aos seus Mandamentos. Amém. Abraços a todos. Gilberto

segunda-feira, 25 de julho de 2011

9º dia da Novena – Do coração de Madre Rosa nasce mais um fruto


INTRODUÇÃO: Madre Rosa ao acolher o chamado de Deus na sua vida, acolheu também toda uma humanidade espiritual que lhe foi concedida pela presença de Sant’Ana como matrona desta nova família religiosa para ser o elo de comunicação com o novo homem.
Na tradição antiga sobre a espiritualidade da Raiz de Javé, se dizia que sobre ele adormecido, elevava-se um troco sobre o qual estavam alguns antecedentes: Davi, Salomão... Maria, e colocado sobre o trono de majestade, Cristo cercado por sete pombas, simbolizando a plenitude dos dons.
Na nova representação, o tronco se tornou uma árvore enriquecida de ramos onde estão os antecedentes da história da Salvação e entre eles Ana e Joaquim e Maria que traz Cristo.

CANTO: (Da cepa brotou a rama)

MOMENTO DA REFLEXÃO: Madre Rosa trazia em si toda uma força de vida e que se concretizava no dom de si mesma, a qual não ficou limitada a maternidade humana, mas ultrapassou barreiras gerando novas filhas e filhos espirituais. Entre tantos frutos brotados deste ramo, estão o MdE que é chamado a compreender e aprofundar em si mesmo a dimensão da espiritualidade da qual faz parte e espelhando-se nos ensinamentos de Cristo, ser uma semente de esperança para aqueles que precisam.

LEITURA BÍBLICA: (Mc 4, 1-9)

SILÊNCIO

PARTILHA

Pensemos sobre a caminhada do MdE até agora.
- Temos clareza de que estar no MdE também pode significar em chamado especial?
- Percebo frutos de conversão em minha caminhada pessoal junto ao Movimento da Esperança?

PAI NOSSO E AVE MARIA

ORAÇÃO FINAL: (estampa de Sant’Ana)

domingo, 24 de julho de 2011

8º dia da Novena – Sant’Ana no coração de Madre Rosa


INTRODUÇÃO: Sant’Ana entra na vida de Madre Rosa através da filha Maria e consolida na própria Rosa as experiências vividas.
Nos planos de Deus, em um certo momento da história essas três mulheres teriam que se encontrar, pois tinham em comum a escuta silenciosa da palavra, a maturidade de Fé e foram provadas no sofrimento. No entanto, coube a Madre Rosa reapresentar ao novo homem a herança espiritual recebida de Sant’Ana, a espiritualidade do resto de Israel.

CANTO: No jardim da Igreja... Ela é, ela é Rosa Gattorno

COMENTÁRIO: Madre Rosa acolhe em seu coração a presença de Sant’Ana, passando a conhecer mais intimamente esta grande Mestra. Com o tempo, os reflexos de seu relacionamento, são percebidos por aqueles que a rodeiam.

LEITURA BÍBLICA: Antes Bem-aventurado quem faz a vontade de Deus

MOMENTO DE REFLEXÃO: A figura de Sant’Ana está presente no coração de MdE. Procuro ter um relacionamento pessoal com Sant’Ana?
Estou buscando conhece-la melhor ou o que sei sobre ela se resume a história?

SILÊNCIO

PAI NOSSO

ORAÇÃO FINAL: (estampa de Sant’Ana)

sábado, 23 de julho de 2011

7º dia da Novena – Mansidão e humildade virtudes de Sant’Ana refletidas em Madre Rosa


INTRODUÇÃO: Para Madre Rosa a humildade e a mansidão eram riquezas do coração humano, pois ambas provinham do seio de Ana e do coração de Jesus, o Servo de Javé. Em toda caminhada de Jesus a humildade foi alicerce de sua missão, até o fim, e Maria sua Mãe quando expressava que era a humilde Serva do Senhor, demonstra que essas virtudes faziam parte do seu ser. Em Madre Rosa as virtudes encontrarão um terreno bom e fértil desde sua infância, e já como uma pessoa adulta ela se deixará educar por Sant’Ana e Maria nesta longa escola.

CANTO: No jardim da Igreja...

MOMENTO DE REFLEXÃO: No coração do Cristo a humildade e a mansidão auxiliam na confiança e na docilidade à vontade do Pai. Ambas conduzem o homem para o equilíbrio e a harmonia nos gestos e ações, refletem o significado das palavras de Jesus nas “Bem-aventuranças”, onde Ele diz que os mansos possuirão a terra, pois não há força que resista a um coração manso.
Humildade e mansidão as virtudes dos fortes!

LEITURA BÍBLICA: (Mt 5, 1-12)

SILÊNCIO

MOMENTO DE REFLEXÃO:
- Ressaltar características dessas virtudes em Madre Rosa e Sant’ana.
- Em alguns momentos de minha vida, já vivi ou presenciei algum fato em que essas virtudes estiveram presentes de maneira mais forte?

CANTO: hino a Sant’Ana

PAI NOSSO

ORAÇÃO FINAL: (estampa de Sant’Ana)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Carta de Gilberto para Rita de Maggio

Carissima Rita

Tudo bem? Desejo para você e Equipe Central uma Feliz Festa de Sant"Ana e São Joaquim. Que pelas suas intercessões Deus abençoe cada um de vocês e o Movimento do mundo inteiro.
Esta noite dia 21/07 acabei de chegar do 5º dia da Novena de Sant"Ana e São Joaquim no Grupo do MdE de Nezinho. Foi um momento espiritual muito rico de espiritualidade, partilha de vida, testemunhos de fé... Como é bom nos reunir como irmãos e orar juntos. Nossa prece comunitária chega mais rápido a Deus. 

Me alegro muito que você venha nos visitar. Vou solicitar a todos os membros que intensifiquem suas orações para tal acontecimento. Nos teremos nosso encontro territorial entre os dias: 21 a 23 de outubro de 2011. Que bom que é mesmo no mês que você pretende nos visitar. Nossas casas e corações estarão abertos para vos acolher. Convide também Dom Sergio e mais alguém da Equipe Central. 

Agora em agosto a Equipe ira se reunir na minha casa para terminarmos a programação do nosso encontro territorial e já vamos planejar também sua vinda em termos de acolhimento, acomodação e visitas aos nossos grupos.
Que Sant'Ana, S. Joaquim, Maria e Madre Rosa intercedam a Jesus por sua viagem ao Brasil, para que se for da Vontade De Deus, dê tudo certo.

Abraços

E estamos unidos na oração e no Carisma

do irmâo: Gilberto

1º dia do Tríduo de Sant'ana - Natal/RN



Como o pequeno resto de Israel, As Filhas, os Filhos de Sant'Ana e o Movimento da Esperança se encontraram, na capela de Sant'Ana localizada na Academia da Polícia Militar, para rezar o primeiro dia do tríduo em preparação para a festa dos pais de Maria Imaculada.

6º dia da Novena – Simplicidade e prudência virtudes de Sant’Ana refletida em Madre Rosa


INTRODUÇÃO: Madre Rosa em sua caminhada espiritual, buscou aproximar-se cada vez mais de Sant’Ana e por ela foi orientada na sua espiritualidade e na dimensão que a Obra de Deus deveria ter. A medida que a conhecia, Madre Rosa amadurecia na virtude da prudência que a ajudou a discernir o bem e a perceber as intenções dos corações, principalmente no que dizia respeito ao Instituto. Outra virtude vivida por Madre Rosa foi a simplicidade de coração que é reflexo da verdade.
Madre rosa em suas freqüentes cartas às filhas, repetia sempre que em um coração simples habitava a transparência das palavras, e nas ações e que mantendo esta, se poderia caminhar sem nada temer.

CANTO:

MOMENTO DE REFLEXÃO: As virtudes da simplicidade e da prudência formam entre si um laço onde uma conduz a outra.
A busca da vivência destas virtudes conduzem a pessoa a alcançar o ideal maior do cristão que é a coerência de vida.
Jesus enquanto anunciava o reino de Deus, insistia na conversão de vida e na busca da verdade, alertando para que o SIM fosse Sim e o NÃO fosse NÃO. Madre rosa, a exemplo de Sant’Ana nos mostra esse caminho de vida dentro da verdade.

LEITURA BÍBLICA: Sede simples como pombas...

SILÊNCIO

MOMENTO DE REFLEXÃO:
- Percebendo em meu coração e em minhas atitudes reflexos dessas virtudes
- Faço memórias de fatos da vida de Sant’Ana e Madre Rosa onde a simplicidade e a prudência foram vividas por ambas?

CANTO: hino a Sant’Ana

PAI NOSSO E 3 AVE-MARIAS

ORAÇÃO FINAL: (estampa de Sant’Ana)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

5º dia da Novena – Sant’ana e São Joaquim, portadores da esperança


INTRODUÇÃO: O pequeno Povo de Deus, aquele “Resto de Israel” do qual pertenceu Ana, foi escolhido para ser o portador da fidelidade a Javé, a resguardar em si mesmo toda a confiança, toda a tradição de seu povo, todo o louvor ao seu Senhor. Embora estivessem em um tempo de exílio, vivendo fora de seu país, sem pátria e com sua condição de nação abalada, esse pequeno Resto soube preservar em seu coração as raízes mais profundas de suas tradições e mantiveram sempre acesa a chama da união com Javé, que foi alimentada todo o tempo pelo fogo da Esperança. Essa virtude foi quem manteve o povo de Deus de pé e lhes deu a certeza de um novo horizonte mais a frente.

CANTO: O povo de Deus

SILÊNCIO

LEITURA BÍBLICA: II Cor 13

MOMENTO DE REFLEXÃO:
Vamos meditar um pouco sobre a experiência do Povo de Deus e verificar:
- No atual contexto social em que estamos vivendo, somos capazes de manter viva em nós a esperança?
- Já vivenciei a experiência de ser portador de Esperança para alguém?

PRECES DE GRATIDÃO:

PAI NOSSO

CANTO: Oração da família

ORAÇÃO FINAL: (estampa de Sant’Ana)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Carta de Rita Di Maggio - festa de Sant'ana e São Joaquim

La Famiglia di S. Anna è una realtà costituita da persone che, in una risposta di fede
ad un appello carismatico comune, e consapevoli di essere membri di una stessa famiglia,  stringono vincoli di amicizia nella carità fraterna e alimentano la speranza di raggiungere lo stesso  Ideale.  (cfr Documento di Base pag.11)    
          

                   Carissimi fratelli e sorelle,
                                                             i Santi Genitori, Anna e Gioacchino, intercedano per tutti noi, perché possiamo “crescere e abbondare nell’amore vicendevole e verso tutti”, per essere, sul loro esempio,  ognuno nella propria vocazione e missione, testimoni della misericordia e della tenerezza del Padre.
          Gioiosa e serena festa!
                                              Vi abbraccio con grande affetto. Rita

4º dia da Novena - Minha experiência de família a partir da família de Sant'Ana e São Joaquim

INTRODUÇÃO: Ana e Joaquim foram um casal muito unido em todos os momentos de suas vidas. Compartilharam juntos as alegrias, as conquistas, os questionamentos, as preocupações, enfim, todos os conflitos que assolam uma família.
Porém este nobre casal nos mostrou que a grande força de uma família, está em sua unidade e na Oração.
Hoje para nós do MdE, eles são testemunhas de presença e fidelidade a Deus e nos revelam com seu exemplo que o Senhor tem um plano maior para a humanidade hodierna, e para que este plano se concretize, necessita da renovação da família que é a célula da sociedade.

CANTO: Te amarei, Senhor

SILÊNCIO

LEITURA BÍBLICA: II Cor 11

MOMENTO DE REFLEXÃO:
- Em que a família de Sant’Ana continua sendo luz e inspiração para a minha caminhada familiar?
- Como vejo o futuro das famílias hoje, diante do mundo em que estamos vivendo?

PRECES DE LOUVOR:

PAI NOSSO E 3 AVE-MARIAS

CANTO: oração da família

ORAÇÃO FINAL: (estampa de Sant’Ana)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dia de Adoração - Maristella

 Irmã Conceição
Grupo do Maristella

Hoje, dia 19 de Julho, tivemos uma agradável manhã de adoração ao Santíssimo na capela do Maristella, foi um momento muito especial conduzido por irmã Conceição. Seguindo o exemplo da família de Sant'Ana e São Joaquim, rezamos pelos nossos irmãos do Movimento da Esperança espalhados pelo mundo, pelos enfermos e pelos educadores do Brasil.

3º dia da Novena - Sant'Ana e São Joaquim inspiração materna e paterna

INTRODUÇÃO: Uma após receber de Deus o dom da maternidade, completou em sua vida o que estava faltando para o sentido real de sua existência. Tendo sido provada na dor da ausência de um filho, crescia em seu interior a confiança no Senhor, a escuta perseverante e fiel de sua palavra e o silêncio do coração, contudo este tempo de espera só a ajudava a desenvolver mais ainda a dimensão materna, dedicando-se totalmente a Maria, sua dileta filha, educando-a e junto com Joaquim, acompanhando todo seu desenvolvimento até ofertá-la no templo.
Por estes sinais temos já a resposta quando, nas escrituras, vemos a postura de Maria frente a tantas situações. A filha, por certo, se espelhou na Mãe quando manteve-se fiel ao Senhor dando o seu “SIM” e diante de tantas adversidades, “guardava tudo meditando no coração”, quando os sinais do Filho de Deus, seu filho, lhe eram manifestados.

CANTO: Quando teu Pai revelou...

COMENTÁRIO: A exemplo de seus pais, Maria desenvolveu em si mesma, as virtudes depositadas em seu coração por deus, sendo assim preparada para sua missão. Hoje a sociedade atravessa por um grande momento de turbulência, onde os valores estão sendo substituídos por modismo, por novos costumes envolvidos pelos sentimentos de egoísmo, insensibilidade. Não será que grande parte dos problemas familiares se dão pela falta dos valores e da vivência dos mesmos? Olhando a família de Ana e Joaquim, em meu cotidiano, qual o reflexo que tenho de minha própria família?

SILÊNCIO

LEITURA BÍBLICA: anunciação do anjo – Lc. 1, 26-

CANTO: O Senhor fez em mim maravilhas

PAI NOSSO

ORAÇÃO FINAL: (estampa de Sant’Ana)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

2º dia da Novena - Sant'Ana e São Joaquim modelos de oração

INTRODUÇÃO: Os poucos fatos que conhecemos sobre Ana e Joaquim são suficientes para percebermos que a Oração fazia parte de suas vidas. Através do diálogo com o Senhor, na busca incessante da escuta de sua palavra, este casal reflete em suas ações, na convivência com o próximo, os frutos pessoais que colhiam pelas virtudes. A união com o Senhor gerava harmonia.

CANTO: Eu te peço desta água...

COMENTÁRIO: Nos tempos atuais a vida familiar passa por um momento de grandes dificuldades, permeado de falta de diálogo, egoísmo e incompreensão. Esta realidade contrasta totalmente com o exemplo de vida de Ana e Joaquim, que como toda a família tiveram seus momentos difíceis, porém perceberam o elo de ligação entre Deus e o homem, que é vivenciado na Oração. Uma família que não dialoga, não procura a escuta mútua e não descobre a força da Oração, será que tem condição de perceber os desafios que a cercam e superá-los?

LEITURA BÍBLICA: Lc. 18, 1-7

SILÊNCIO MOMENTO DE REFLEXÃO E PARTILHA

PRECES PELAS FAMÍLIAS

PAI NOSSO E TRÊS AVE MARIA

ORAÇÃO FINAL: (estampa de Sant’Ana)

domingo, 17 de julho de 2011

1º dia da Novena - Sant'Ana e São Joaquim uma misteriosa presença


INTRODUÇÃO:  As figuras humanas de Ana e Joaquim são presenças vibrantes no Antigo Testamento, porém, vem revestida pelo sinal do silêncio que se tornou o reflexo principal das grandes virtudes deste casal, pertencente ao grupo do pequeno Resto de Israel. Eles souberam guardar em seus corações a herança espiritual de seus antepassados. "Escuta Israel/ escuta o Senhor!". Estas palavras fortaleceram a fé deste casal que hoje, com seu exemplo, buscamos meditar e nos espelhar em nossa caminhada. 

CANTO: Eis-me aqui, Senhor

COMENTÁRIO: Deus na sua infinita misericórdia acompanha seus filhos e filhas para que cresçam no caminho do Amor fraterno, na consciência de si mesmos e na busca da Sua presença.
Sant'ana e São Joaquim, também tiveram dificuldades em seu tempo, sofreram com o grande desejo de gerar um filho, única coisa que faltava para completar o lar deste casal generoso e fiel a Deus, A Fé no seu Senhor, os mantinha firmes e perseverantes.

SILÊNCIO
LEITURA BÍBLICA: Deus se apresnta para Elias através da nuvem suave.
PARTILHA
PAI NOSSO
ORAÇÃO FINAL: estampa de Sant'Ana

NOVENA DE SANT'ANA E SÃO JOAQUIM


APRESENTAÇÃO
No mês em que a Igreja comemora os Santos genitores de Maria Imaculada, SANT'ANA E SÃO JOAQUIM, procuremos nos preparar através des ta Novena, onde iremos nos espelhar nas virtudes de tão grandes Santos.
Que este tempo de Oração, louvor e unidade fortifiquem a nossa caminhada para Cristo e o exemplo destes Santos, nos ajudem a vivermos com maior fidelidade o nosso Compromisso Batismal.
Celebremos pois com fé e alegria, este casal Joaquim e Ana exemplos de fidelidade, que na mansidão e humildade, souberam esperar às promessas de Deus a seu povo. 

IRAJÁ

sábado, 16 de julho de 2011

Programação do tríduo de Sant'Ana em Carpina


CONVITE

          AMADOS IRMÃOS E IRMÃS, A COMUNIDADE MADRE ROSA GATTORNO SENTE-SE HONRADA EM CONVIDAR VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARA JUNTOS CELEBRARMOS A FESTA DOS SANTOS GENITORES DE MARIA: SANT’ANA E SÃO JOAQUIM.
          VENHA LOUVAR E BENDIZER AO SENHOR PELAS SUAS MARAVILHAS!

Comunidade Madre Rosa e Irmãs Filhas de Sant’Ana - FSA

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
* 23/07/11 (Sábado)

1º Dia do tríduo
Sub-Tema: “Com Sant’Ana e São Joaquim, vivamos pela fé, como os Pobres de Javé”.
14:00HS – MISSÃO NAS FAMÍLIAS
18:00HS – PROCISSÃO DA BANDEIRA – saindo da residência do Sr. Gilberto Carneiro da Mota (Endereço: Rua Eng. Ednaldo Miranda, 148 – Madre Rosa)
19:00HS – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
PRESIDENTE: PE. LEONIR, SDB
ANIMADORES: COMUNIDADES: SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SANTA CRUZ E SÃO MARCOS
PARTICIPAÇÕES: PASTORAIS: DA JUVENTUDE, DÍZIMO, BATISMO, OVS, CATEQUESE E CRISMA

* 24/07/11 (Domingo)

2º Dia do Tríduo
Sub-Tema:  “Com Sant’Ana e São Joaquim, vivamos a Missão de servirmos aos irmãos”.
05:30HS – ORAÇÃO DAS LAUDES
09:00HS – MISSÃO NAS FAMÍLIAS
18:00HS – OFÍCIO CANTADO
19:00HS – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
PRESIDENTE: PE.ELOÍSIO,
ANIMADORES: COMUNIDADES: SÃO SEBASTIÃO, IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA E NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.
PARTICIPAÇÕES: MOVIMENTOS MARIANOS (LEGIÃO DE MARIA, TERÇO DOS HOMENS E MULHERES, MÃE RAINHA)

* 25/07/11 (Segunda-Feira)

3º Dia do Tríduo
Sub-Tema: “Sant’Ana e São Joaquim, escolhidos por Deus para gerar Maria Imaculada, Mãe do Salvador”
05:30HS – ORAÇÃO DAS LAUDES
15:00HS – MISSÃO NAS FAMÍLIAS
18:00HS – ORAÇAO DO TERÇO
19:00HS – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
PRESIDENTE: PE. JOSIAS,
ANIMADORES: COMUNIDADES: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, SÃO JOÃO BOSCO E SÃO VINCENTE.
PARTICIPAÇÕES: RELIGIOSAS (DAMAS CRISTÃS, SALESIANAS E DOROTÉIAS), ASPIRANTES SALESIANOS, COMUNIDADES DE VIDA, RCC, ECC, PASTORAL DA FAMÍLIA.

DIA DA FESTA
* 26/ 07/2011 (Terça-Feira)

Solenidade Festiva dos Venerados Patronos: Sant’Ana e São Joaquim

Tema Geral: “Sant’Ana  e São Joaquim, Terra Bendita onde o  Tronco de  Jessé Germinou”
05:00HS – ALVORADA DE FOGOS
05:30HS – LAUDES FESTIVA
18:00HS – PROCISSÃO COM A IMAGEM DE SANT’ANA  PELAS RUAS DO BAIRRO – SAINDO DA CAPELA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS  - IPSEP.
19:00HS – SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
PRESIDENTE: PE. CÉZAR TEIXEIRA, SDB
ANIMADORES: FAMÍLIA SANT’ANA (IRMÃS FILHAS DE SANT’ANA E GRUPOS DO MOVIMENTO DA ESPERANÇA)
PARTICIPAÇÕES: ALUNOS E PROFESSORES DO CESMAV, CRIANÇAS DA CATEQUESE E INFÂNICA MISSÍONÁRIA.


Enviado por Giberto
gcm.08@hotmail.com