"Também vós leigos podeis viver a espiritualidade das Filhas de Sant'Ana; ser os cem braços e chegar lá onde as Filhas não podem chegar" Intuição de Rita de Maggio - 09 de dezembro de 1981


Testemunho do Sr. Pádua


Apresentação


Recebi de Pádua a Missão de tornar público os seus escritos, registrados no período em que esteve internado no hospital.
Era grande a sua preocupação e o seu desejo em não desperdiçar nenhum instante de sua vida e por isso mesmo, no momento de sua enfermidade, não poupava esforços em testemunhar o amor que sentia em Cristo Jesus.

Orava incessantemente e lia principalmente os escritos de Madre Rosa, (livro entregue ao Pádua por Irmã Lucília), e procurava registrar em seu caderno tudo aquilo que sentia e que o Nosso Senhor Jesus o inspirava e revelava. Não podia perder tempo, precisava testemunhar esse amor incondicional e tornar público o seu amor por Cristo.





“... Isso me faz compreender a necessidade de dar-me cada vez mais ao nosso Pai Eterno, como se Ele estivesse me dando uma lição sobre como fazer essa entrega, que é muito diferente a partir da entrega com a boca, esta é com todo o ser, sem dúvida, muito diferente!...”                   (Antonio de Pádua)  
                                                 
Durante todo o tempo em que acompanhamos Pádua, testemunhamos quão grande era a sua FÉ em Cristo, e isso nos fortaleceu e nos fez ver e sentir que a morte não era um fim, mas o começo de uma Nova Missão junto a Jesus.

“O Senhor fala para mim, chamando a minha atenção, sobre um novo estado de vida espiritual, preparando-me para ser um servo de seus servidores especiais”

Não poderíamos chorar de tristeza, mas de saudades por deixarmos de tê-lo em nosso convívio partilhando da sua FÉ, da sua bondade, da sua amizade, da sua disponibilidade em servir a Deus e ao próximo, do seu comprometimento e do seu amor tão especial.
Entendemos ainda, que apesar da distância que hoje nos separa, temos muito forte em nossos corações, o registro de tudo aquilo que vivenciamos com ele e isso jamais se apagará.

“... é hora de trabalhar, este é o tempo da Graça de Deus, que requer muita humildade para Escutar o que Deus quer dizer neste momento. O meu estado de saúde torna-se um instrumento de paz entre os homens e chama a minha atenção para abrir os olhos e os ouvidos para não deixar escapar a oportunidade que me foi dada para ajudar o Senhor a edificar o Seu Reino Aqui e Agora.” (Antonio de Pádua)

De sua sempre esposa Mércia e dos seus filhos Péricles e Filipe.



 

 

Sua Vida

 


Nasceu em 19 de Maio de 1945, natural de Recife-PE. Filho de Sebastião Nilo Miranda e Severina da Nóbrega Miranda. Seus irmãos: Valter, Valderez, Jerônimo e Rosemary.
Ele era o mais velho dos irmãos. Aos 16 anos, começou a trabalhar para ajudar sua família; isto porque seu pai deixou sua mãe com seus irmãos ainda muito pequenos.
       Seu primeiro emprego foi numa loja do centro da cidade do Recife. Seu irmão Valter foi chamado para fazer um teste para ser selecionado para trabalhar no Banco Banorte. No entanto, por conta de sua idade preferiu indicar Pádua para fazer o teste no banco. A partir daí, teve início a carreira de Pádua no banco. Começou como office boy e através de sua dedicação, empenho e conhecimento, chegou a assumir a gerência administrativa.
O salário que recebia, entregava todo a sua mãe para administrar. Dedicou-se inteiramente ao trabalho, como forma de superar a dor que sentia com a separação dos seus pais. Não compreendia tal atitude do pai. Como podia alguém abandonar seus filhos e sua esposa?
Mergulhado nestes sentimentos não queria constituir família, pois tinha receio de ter que passar por tudo isso de novo. Sentiu bem de perto o sofrimento de sua mãe e as conseqüências desta separação.
Envolvido nestes sentimentos, buscou ardentemente conhecer a Deus para encontrar as respostas que tanto precisava para sua vida.
O Instituto João Evangelista era uma instituição que não pertencia à Igreja Católica, mas foi lá que teve a oportunidade de escutar e vivenciar grandes ensinamentos coordenados pela dirigente do instituto, Helena Moura Valente.
Passou longo período nessa instituição, até que aos 37 anos de idade, decidiu deixar a instituição e partir para uma nova etapa de sua vida.
Através de sua irmã, Valderez, participou de um retiro espiritual em Carpina, organizado pelos membros do Movimento Jovem da Igreja de Cajueiro.
Foi neste retiro que nos conhecemos. E passados um ano e nove meses de namoro e noivado, nos casamos na Igreja Católica de Casa Forte, em 08 de Dezembro de 1983.
Tivemos dois filhos, Péricles e Filipe que hoje têm 24 anos e 20 anos, respectivamente.
Mesmo depois de casado, Pádua não perdia o foco em Cristo. Agora mais do que nunca, precisava intensificar sua fé e ser um servo de Deus, pois assumia o compromisso de esposo e de pai.
Fizemos muito retiros espirituais juntos. A Crisma de Pádua foi um grande marco em sua vida espiritual. Conheceu o Rosário e a força que dele vinha.
A partir daí sua oração cresceu ainda mais. O terço estava sempre em suas mãos. Meditava os Mistérios de Jesus. Cresceu dentro dele um amor profundo pela Virgem Maria.
A todos que encontrava, procurava testemunhar o poder que a oração podia operar na vida. Em casa, procurava reunir a família e partilhar a Palavra de Deus. Era amigo de seus filhos, mas ao mesmo tempo usava sua autoridade de pai para discipliná-los e chamá-los à obediência, respeito e comprometimento como Cristãos.
Como esposo, sabia compartilhar comigo, dos seus sonhos, dos seus anseios de busca espiritual e isso me fez crescer muito como pessoa. A fidelidade, a pureza de coração e a sua fé foram marcas muito fortes na sua pessoa e que eu muito admiro.
Recebi dele um cartão que dizia: Sem estar comigo, tu estás presente. Vejo-te em tudo que me rodeia. A distância?...Ela não consegue destruir aquele fio invisível que nos prende. Nada é mais forte que o Amor.
Foi através da Irmã Celina – Filha de Santana, que Pádua conheceu a congregação Rosa Gattorno.
Em 1991, Pádua ingressou no grupo do Movimento da Esperança, coordenado, na época, por Irmã Pietrina.
A partir daí, começou a se identificar com o carisma da fundadora e a se envolver na realização de sua obra. Pensava dia e noite no Movimento da Esperança.  Com o zelo de um verdadeiro pai, preocupava-se com cada membro dos diversos grupos que coordenava.
Foi convidado por Rita di Maggio a participar durante 50 dias dos exercícios espirituais em Roma em 20 de Julho de 1999.
Voltou mais duas vezes à Itália, em 2002 com Jaime e Rejane, e novamente em 2007 quando participou da Assembléia, sendo escolhido como membro da Equipe Central.
Sentiu-se ainda mais comprometido e empenhado em cumprir sua missão, aprofundar o carisma de Madre Rosa.
Organizou junto à equipe de responsáveis, vários encontros entre os grupos: retiros espirituais, eventos, visitas às famílias, etc. Sempre preocupado e empenhado em testemunhar o carisma de sua fundadora.
Mas foi em 2009, no mês de Setembro, que Pádua começou a se queixar de fortes dores localizadas no braço direito. Fomos a diversos médicos e nada de se descobrir a real causa de suas dores.
Somente em Dezembro do mesmo ano, é que foi diagnosticada a doença, um mieloma múltiplo, tipo de câncer raro que acomete os ossos. Passou por um procedimento cirúrgico em Janeiro de 2010 e colocou a prótese no braço. Foi um sucesso sua cirurgia. Logo em seguida, iniciou a radioterapia e depois o tratamento quimioterápico. Após o término deste tratamento, em meados de julho, passados dois meses, Pádua começou a sentir dores na coluna vertebral e seu estado de saúde gradativamente começou a piorar.
Em outubro de 2010, já com muitas dores, e sob efeito de remédios, ainda participou do encontrão em Carpina. Em decorrência da medicação quimioterápica que recebeu teve como efeito colateral a neuropatia (fraqueza nas pernas levando à perda dos movimentos e a sua falta de coordenação motora).
No encontrão, em Carpina, já se observava a sua dificuldade em andar. No entanto, nada o abatia. Era grande o seu desejo de falar sobre Jesus e sobre o carisma de Madre Rosa. NÃO PODIA PERDER TEMPO. Desejava resgatar almas para Cristo Jesus. Sentia que o seu tempo já estava próximo, e por isso dizia-me que não podia perder tempo, o momento era AGORA.
Depois que terminou o encontrão, Pádua já chegou em casa sem poder andar. Foi submetido a vários exames e foi constatado, metástase na coluna vertebral.
 Em Novembro, como havíamos assumido o compromisso de sermos os palestrantes do Encontro de Casais, cujo tema era ”O Sentido da Vida”, ele não poupou esforços. Queria dar o seu testemunho e falar não só com a boca, mas com todo o seu ser do seu Amor incondicional a Jesus; desejava ardentemente conquistar almas para Cristo. Foi um momento muito especial e de grande emoção para todos nós. Cumpriu sua missão como Cristão.
 Em Dezembro de 2010, decidimos procurar outro médico. Estava angustiada com a piora de suas pernas e do seu estado geral de saúde. Andava em cadeira de rodas, não fazia mais nada sozinho, tomava remédios para controlar a dor. Foi reiniciado o tratamento quimioterápico, no entanto, Pádua começou a ter uma grande piora e por este motivo o médico decidiu interná-lo em 28 de Dezembro de 2010 para realizar os exames no próprio hospital.
Neste período em que esteve no hospital, por orientação médica, foi recomendado que poupasse visitas. Durante todo o tempo em que passou no hospital escreveu bastante. Dizia-me que estava recebendo do Senhor grandes inspirações e revelações para o momento que estava vivendo. Sempre dizia que era o homem mais feliz do mundo e que recebia muitas Graças de Deus. A todos os médicos e enfermeiras que o assistia, procurava irradiar alegria e testemunhar a sua confiança no Senhor; procurava levar palavra de conforto aos familiares. Sempre nos dizia que não queria nos ver triste, pois ele era um homem feliz: “Perdi os movimento das pernas, mas o meu coração está liberto e a minha alma engrandece ao Senhor.”
Antes de partir, fez o SINAL DA CRUZ e se entregou nos BRAÇOS DE JESUS.




 

 

Madre Rosa = Hoje

 

 

19 de Novembro de 2010

São grandes os meus anseios, Madre!
 Sinto que estou sendo chamado a pronunciar um novo Sim mais comprometido, mais empenhado, mais consciente da Missão que me foi confiada.
O Senhor me chamou a este estado de pobreza, através desta enfermidade, que abate e que ameaça que impõe dependência nos movimentos. Esta experiência tem sido para mim uma fonte de ensinamentos, tem sido para mim uma escola de vida, porque o Senhor tem me revelado grandes coisas para o meu aprendizado espiritual, e percebo profundamente a transformação dentro de mim.

“O Senhor me chamou ao deserto, que está sendo o meu Altar no qual me ofereço, a todo o momento, a Deus, de corpo, alma, vida e coração, e sinto ser transformado em ofertório vivo.” (livro Madre Rosa)
“A caridade de Madre Rosa, sublimada na dor, foi doação de todo o seu ser na plenitude da imolação: o Cristo Crucificado e N’Ele os irmãos, especialmente os padecentes na alma e no corpo.” (livro de Madre Rosa)

Neste momento que estou vivendo, me sinto chamado a sustentar um exame de consciência, que me convida com insistência, a uma transformação mais radical; chama-me a uma purificação maior dos meus sentimentos, pensamentos, palavras e atos. Chama-me a uma identificação com o “Crucificado”, me conforma ao Mistério de sua Pobreza, a exemplo de Madre Rosa, e em sendo assim, ser mais fiel ao carisma que abracei.
Escutei, em meu deserto com Maria e Madre Rosa, rezando a novena de Mãe Rainha:

“Teu sofrimento tem sentido profundo. Desde que Cristo sofreu sobre o Gólgota, também nós somos inseridos em sua morte. Devemos sofrer com
Ele pela salvação dos outros e por nossa própria salvação. Portanto, curva-te  ao aceno da mão de Deus; acredita cegamente que Ele te saúda através do sofrimento e procura aceitá-lo como mensagem do Céu.” (novena Mãe Rainha)

Esta revelação ressuscitou dentro de mim um entusiasmo espiritual e um desejo imenso de viver em mais íntima comunhão com Madre Rosa, bebendo com mais intensidade das suas memórias, evocá-la, procurá-la, e reencontrá-la, nas fontes do seu Crucificado, para buscar forças e coragem para ressuscitar da morte para a vida plena.

“Nós brilhamos aos olhos de Deus, pelo desejo que temos D’ele.”
“O Desejo é a Casa de Deus.”

1-    Quando o homem ora ele está procurando Deus no seu coração. Com o cajado da FÉ e da ESPERANÇA.

2-    A FÉ entra pelos ouvidos, quando o homem acolhe a Voz de Deus, que o chama e envia para anunciar o seu evangelho aos pobres.
3-    A oração que é o exercício da paciência, porque é a procura do seu Deus, que já o procura ansiosamente; o desejo infinito de Deus que desperta o seu desejo (ESPERANÇA) pela FÉ, de procurá-Lo na oração. Este desejo desperta uma ESPERANÇA ansiosa, criando uma expectativa, um clima de espera, que nos permite estar atentos, observando os nossos movimentos interiores e disciplinando a nossa dispersão com o exercício da oração contínua, o Rosário, a fim de esvaziar os pensamentos negativos que nos impedem de experimentar e contemplar a face de Cristo em nós.

4-    O Cristo espera por mim em cada ato meu, para agir através dos Dons que Ele me concedeu:
-Ele espera pelo meu olhar, para ver com meus olhos;
-Ele espera pelo meu escutar, para ouvir com meus ouvidos;
-Ele espera pelo meu falar, para dizer com a minha boca;
“O que eu ensino não é meu e sim do Pai que me enviou”
O servo de Deus. O homem orante, temente a Deus, é aquele que procura o Pai, seu Pai, dia e noite, buscando escutar o seu chamado que se renova a cada instante, que clama tanto sua colaboração na Missão de Salvação dos pecadores.
Escutar ao Pai é viver na sua Plena Presença.
Madre Rosa, sua caridade sublimada na dor, foi doação de todo o seu ser na plenitude da imolação: O Cristo Crucificado e N’Ele os irmãos, especialmente os padecentes na alma e no corpo.


Escrito no período em que estivemos no Engenho Iguape, comemorando o aniversário de sua mãe.



Jesus o suplicante do Pai

 

 

26 de dezembro de 2010

Vede nosso Senhor em Oração:
É o suplicante do Pai. Jesus ora aniquilado...
Sua Oração é a oração aniquilada, tanto mais poderosa quanto mais imolada...
Nosso Senhor aniquila-se, reduz- se a nada, oprime-se, para que o Amor jorre impetuoso, com força, infinita até o Pai.
Jesus se fez Eucaristia...
O Senhor me espera no silêncio da minha escuta atenta, para me revelar a sua Vontade...
Testemunho do servo fiel:
O servo de Deus não fala com as suas palavras, ele anuncia o Reino de Deus, porque experimenta as maravilhas que o Senhor realiza na sua vida.
Oração do servo antes de anunciar o Reino de Deus:
Esvazia Senhor, os meus ouvidos, os meus olhos, a minha boca e a minha mente para que a Tua voz possa ser escutada, o Teu Rosto possa ser contemplado e a Tua Palavra possa ser Anunciada.
Orar assim, consagrando essa hora de morte íntima a Deus e aceitando esse aniquilamento, esse esmagamento da natureza, é infinitamente fecundo para a transformação do homem velho em um novo homem em Cristo Jesus.


 

 

O meu SIM Crucificado

 

 

27 de dezembro de 2010

O Senhor fala para mim, chamando a minha atenção, sobre um novo estado de vida espiritual, preparando-me para ser um servo de seus servidores especiais:
“Nosso Senhor chamou você pela sua grande misericórdia e o conduziu para Ele através do Desejo de seu coração”.
“Nosso Senhor, acendeu com a sua grande Graça (o meu desejo) o seu desejo e a este prendeu uma corrente de saudade (ao meu coração), e com isto o conduziu a um estado e grau de vida bastante especial, a fim de ser um servo de seus servidores especiais, onde você pudesse aprender a viver a seu serviço de modo mais pessoal e mais espiritual”.
“Peço-lhe, pois que avance com rapidez. Olhe para frente, agora, e não se importe com o que ficou para trás; veja o que você ainda necessita, e não o que você tem, pois este é o modo mais rápido de se conquistar e defender a humildade. Agora você deverá resistir aos desejos humanos e tudo aquilo que venha contrariar A VONTADE DE DEUS, no decorrer de toda a sua vida”.
Amém!!!



 

 

Nada é tudo, no meu coração Crucificado no Mistério da sua Pobreza

 


31 de dezembro de 2010
Internado no Hospital Jaime da Fonte em 28/12/2011

O Crucificado me adverte:
VOCÊ ESTÁ SENDO PREPARADO PARA SER UM SERVO DOS SEUS SERVIDORES ESPECIAIS.
O Senhor me chamou pela sua misericórdia, e o desejo de seu coração, acendeu em mim uma corrente de saudade e um desejo intenso de abraçar o meu Crucificado e Ressuscitado.
O Senhor me pede que avance com rapidez, que olhe para frente, AGORA, não olhar para trás, lançar-se para ir mais além, além do deserto, não se prender ao que já tem ou ao que já fez ou conhece, mas, ir  em busca da fome do coração, que o desejo do Senhor quis acender em minha alma.
“A humildade tem o seu Altar, com esta atitude do servo, o ungido, coração- Desejo de Deus”.






 

 

O meu presente é o meu Sacramento

 

 

01 de janeiro de 2011

NASCI DE NOVO....................................................................................................MEU COMEÇAR

“MEU ALIMENTO É FAZER A VONTADE DE MEU PAI”.
“A minha única ciência é fazer a Vontade de Deus”. (Madre Rosa)
“SENHOR O QUE QUERES QUE EU FAÇA? AGORA!” (Francisco de Assis)
Resposta: “Procura minha Vontade em todas as coisas, o teu maior bem é que A MINHA VONTADE SEJA FEITA”. (Jesus)
Eu te mostrarei o que deverás fazer e Agirei dentro de ti, para que o realizes. “Deixarei que repouses sobre o Meu Coração”
“Por que me procuravas? Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai”?
Fazer a Vontade de Deus significa ESCUTÁ-LO...
“Pela manhã o Senhor desperta meus ouvidos para que eu ouça como discípulo” (Is 5)





FÉ.......................................................................................................................................ESPERANÇA

Só quem acredita que vive aquilo que professa com os lábios, tem ESPERANÇA de encontrar escuta.
Pergunta a ti mesmo:
O QUE DEUS QUER DE MIM, AGORA?
“Em verdade, não falei por Mim mesmo, mas o Pai que Me enviou, Ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar. Sei que o seu mandamento é Vida Eterna, portanto , o que Anuncio , Anuncio segundo Me falou o Pai”.








 

 

Senhor, o que queres que eu faça?

 

 

02 de janeiro de 2011

NASCER................................................................................................................................COMEÇAR

Senhor o que queres que eu faça; que eu viva na intimidade do meu coração?... NO AGORA!...
Sinto que estou vivendo no hoje da minha história, um momento muito especial, é um chamado que me convoca a ser um servo dos servidores.
Uma nova vida brota dentro de mim, estou nascendo de novo, estou recém nascido, começando de novo, tudo ficou para trás, agora, só para frente e para o alto.
Devo esquecer o passado, devo a partir de agora, viver o sacramento do momento presente, viver na presença de Deus, do meu Crucificado e Ressuscitado.
Vivo neste instante, o Mistério doloroso de Jesus, a sua Páscoa, estou oferecendo a Jesus este sacrifício, para Glória de seu Nome e remissão dos pecados dos homens.
Vivo no meu corpo, o Mistério da Paixão de Cristo, que me desperta um desejo crescente de avançar, de ir mais além, atravessar as fronteiras do entendimento comum, oferecer todos os meus sentidos a serviço do Reino, oferecer o “coração” despojado, desocupado, para que o Senhor possa agir livremente e com potência.
Vivo, hoje, na carne, a experiência do servo sofredor, o Cristo penitente, “É preciso que eu seja levantado para atrair todos para mim”.
O servo sofredor é o clamor do Pai Eterno.
Somente as Chagas do servo, seu Sangue derramado, são capazes de curar, sarar a lepra do nosso corpo e de nossa alma; o Crucificado é a Potência do Eterno Pai, para o resgate do homem (gênero humano).
“Toda privação, todo sofrimento suportado em Minha Honra e oferecido a Mim, serve a Minha Glória, é um sacrifício de agradável odor” (Jesus)

Agora, é o meu Sacramento; é a Graça de Deus agindo em mim...

 

 

03 de janeiro de 2011

O TODO PODEROSO se faz presente nas batidas do meu coração, no fôlego da minha respiração, no meu desejo incontido de FAZER A SUA VONTADE que “é o meu alimento”.
O Sacramento do Momento Presente é O MOMENTO DO AGIR DE DEUS, através do Espírito Santo, fogo abrasador, que unge o coração do servo que vigia e “ora” para glorificar a Deus.
O Espírito Santo espera que os nossos sentidos sejam purificados, para agir no coração do homem.
O servo penitente é ungido pelo Espírito Santo.
 São Francisco dizia que a dor, o experimentar o sacrifício da Cruz, é na verdade o verdadeiro ato de orar, porque o servo penitente reza o Mistério da dor, que é Mistério de amor, porque o servo penitente se oferece como vítima de expiação para remissão dos pecados.




Viver o Mistério da dor, o sacrifício da cruz, como oferta viva, para remissão dos pecados, exige do servo penitente, um:
1-    Despojamento
2-    Esvaziamento
3-    Aniquilamento, para que o Espírito Santo, o Amor do Pai, possa encontrar o ESPAÇO para agir com plenitude.

 “O espaço”, o lugar trabalhado, o lugar do coração, centro de gravidade, centro de decisões.
É abertura do coração, dilatação desse centro de gravidade, cujo dinamismo que deve nortear o espaço do coração, para que, nesse processo de verdadeira metamorfose seja garantida a potência da Ação do Espírito Santo.
O servo penitente usa o azeite do vigiar, e a lamparina da oração perpétua,
Amém!!!


















 

 

Senhor fala que o teu servo escuta!

 

 

04 de janeiro de 2011

NASCER................................................................................................................................COMEÇAR

Meu coração anseia, deseja ardentemente contemplar a face do Senhor!
“MEU DEUS SOU TODO VOSSO”;
Deus de amor, eu Vos amo de todo coração;
“Senhor, fazei-me segundo o vosso coração”.
Meu Deus meu Tudo! (São Francisco)
“Tudo por Ti, meu Jesus!” (Madre Rosa).
“Meu alimento é fazer a Vontade de meu Pai” (Jesus).
“Vigiai e Orai para não cairdes em tentação”
“Não vigiai comigo nem por uma hora? Obs.: Jesus chama a atenção dos discípulos por três vezes, quando estava em agonia, aguardando o desfecho da sua prisão, e via crucis.
Vigiar é a presença lúcida do momento que estou atravessando, debulhando os instantes, um após o outro, como as contas do rosário de um fiel. Vigiai e Orai.
É ungir-se com o azeite da FÉ, e a chama da ESPERANÇA.
“Lamparina do coração”, o azeite da FÉ, alimentando a chama da ESPERANÇA.


 

 

Oração de Maria: O Rosário

 

 

05 de janeiro de 2011

O servo de Maria vigia e ora, perpetuamente, e encontra no Rosário, sua lamparina = azeite + FÉ + chama + ESPERANÇA; o servo penitente VIGIA E ORA, contemplando os Mistérios de Cristo, debulhando “instante a instante”; são momentos de Mistério e silêncio.
O Rosário, lamparina do coração; o servo penitente unge seu coração, debulhando cada conta do Santo Rosário, a cada invocação da Ave Maria, onde encontra força na chama da ESPERANÇA sustentada pelo azeite da FÉ e da PERSEVERANÇA.
Para o servo penitente, rezar o Santo Rosário é inebriar-se no Nome de Maria e se extasiar com o fruto de seu Ventre- Jesus.
Maria, esposa do Espírito Santo, desperta em nosso coração o desejo veemente, de vigiar e orar, de ungir o coração com o azeite da FÉ, que alimenta a chama da ESPERANÇA, debulhando cada conta do Rosário, no ritmo das batidas do coração, que se acende com a LUZ perpétua de Cristo Crucificado no Mistério de sua pobreza; na via da contemplação dos Mistérios, que o santo Rosário faz memória.
O Santo Rosário é a escola da FÉ e da ESPERANÇA, que nos ensina a contemplar os Mistérios de Cristo, o que nos leva a uma identificação amorosa, comprometida e zelosa, acendendo nosso desejo a uma participação nos seus Mistérios, tornando-nos membros do seu corpo místico, fazendo-nos experimentar o sacrifício da cruz, chagas do lado de Cristo, que pode curar nossa lepra para sempre.
Amém!!!


 

 

O servo penitente, “clama” a Deus Misericórdia!!!

 


06 de janeiro de 2011

Vivendo o sacrifício da Cruz, que é o grito de socorro do servo, que experimenta a Paixão de Cristo pregado na cruz, com os braços abertos, clama ao Pai perdão para os pecados dos homens...
O servo penitente, o suplicante do Pai, sua oração é aniquilada, tanto mais poderosa quanto mais imolada.
Nosso Senhor aniquila-se, reduz-se a nada, oprime-se, para que o Amor jorre impetuoso, com força, infinita até o Pai.

Isto é o meu corpo...
Isto é o meu sangue...
Que é dado por vós...
Mistério Eucarístico! Jesus.


 

 

O Rosário é o meu começar...

 

 

07 de janeiro de 2011

NASCER................................................................................................................................COMEÇAR




Rosário: orar, vigiar, suplicar, clamar, contemplar.
Mistérios de Cristo.
Invocação a Maria...
O verbo se fez carne...
O verbo se fez homem.
O Rosário é o meu começar; VIGIANDO e ORANDO, ungindo as contas do Rosário, que acende em meu coração o desejo ardente de FAZER A VONTADE DE DEUS.
Meu começar suplicando e clamando, à Virgem Imaculada, debulhando os instantes da Ave Maria, um após o outro, respirando nas batidas do coração o sopro do Espírito Santo;
Meu começar contemplando os Mistérios de Cristo, sendo conduzido pela Mão de Maria, que Escuta as nossas súplicas, intercede por nós junto ao Pai, e ao Filho, dando-nos a certeza da ESPERANÇA certa, porque o nome de Maria, que unge a nossa boca, acende em nossa alma, um impulso crescente de FÉ para contemplar o Rosto do Crucificado e Ressuscitado.
COMEÇA a cada impulso da ave Maria, que se renova no espaço. “centro de gravidade” que sustenta o ritmo dos impulsos das invocações que se orquestram que se aprofundam no coração do servo penitente e servo de Maria.
O servo de Maria vive o sacramento do momento presente, VIGIANDO o seu viver e a sua Missão, VIGIANDO e ORANDO com Maria, na escola de sua FÉ e de sua ESPERANÇA (o Rosário), para aprender com Ela a sabedoria do silêncio, que nos conduz à ESCUTA DE DEUS.


 

 

O Senhor me recria no meu nada

 

 

08 de janeiro de 2011

Eu só sei que nada sei (Sócrates)
O Senhor me recria no meu “nada”.
SENHOR, O QUE QUERES QUE EU FAÇA?  (São Francisco)
O Senhor precisa do meu nada, o espaço que ele criou para realizar a sua obra, o centro de gravidade, que mantém o meu ser e o meu existir em órbita = espaço vital sincronizado com as leis universais.
Dizer a mim mesmo que nada sei, estou afirmando com toda convicção, que estou aberto ao aprendizado, sou simplesmente um aprendiz, discípulo aos pés do Mestre Jesus - O Verbo de Deus, que, como Palavra de Deus confessou com toda coragem: “aquele que crê em Mim, crê, não em Mim, mas Naquele que me enviou, e aquele que me vê , vê Aquele que me enviou.
Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, Ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar.
“Sei que o seu Mandamento é Vida Eterna, portanto,o que eu digo ,é segundo o que Meu Pai me falou”.
Jesus dá o seu testemunho do seu nada para encontrar O TUDO DE DEUS.



 

 

A Cruz é meu Altar

 

 

09 de janeiro de 2011

A cruz é o meu altar na qual me ofereço ao Pai, a todo o momento, de corpo, alma, vida e coração, que me transforma em Ofertório Vivo.
 Vivo, neste instante, o Mistério Doloroso de Jesus, a sua Páscoa; estou oferecendo a Jesus este sacrifício, para a glória do seu Nome e remissão dos pecados dos homens.  Esta é a minha Missão, hoje, assim, peço que seja segundo a Vontade de Deus.
          O Senhor é o meu oleiro, eu sou o barro!!!  Amém!!!
O verdadeiro servo penitente se prepara para ser um FIEL ANUNCIADOR DO NOME DE JESUS.
         Onde encontrar esta resposta?
 Em João Batista, o precursor de Jesus, ele aponta o caminho do despertar da consciência do homem; ele mesmo é a voz: Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho. Voz de quem clama no deserto:
PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR, ENDIREITAI AS SUAS ESTRADAS.
Assim apareceu João no deserto, batizando e pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados.
          Para anunciar o nome de Jesus, antes, é necessário, ser despertado pela voz de João Batista, que chama para o exercício da penitência e ao arrependimento, para o perdão dos pecados.  Jesus confirma o João Batista, sua pedagogia, para despertar a consciência do homem, quando clama: ARREPENDEI-VOS, ARREPENDEI-VOS, QUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO.
“Se não tem penitência, não tem perdão”
Jesus, ao ser batizado por João, sua primeira iniciativa, MISSÃO, é de entrar no DESERTO e de fazer PENITÊNCIA 40 dias, sem comer e ao sair, proclamar:
“O tempo se completou, o Reino de Deus está próximo, FAZEI PENITÊNCIA E CREDE NO EVANGELHO.”
Somente o deserto e o silêncio são capazes de despertar a consciência do homem, disperso, indisciplinado, viciado, violento...
Jesus, no final da sua Missão, ORANDO em agonia pede três vezes aos discípulos que vigie com Ele, faça PENITÊNCIA e eles dormem...
 Portanto a PENITÊNCIA é o grande CLAMOR para MUDAR O HOMEM.


 

 

“O tempo se completou, o Reino de Deus está próximo, fazei penitência e crede no Evangelho.”

 

10 de janeiro de 2011

Ao sair do deserto, Jesus, proclamou o Reino de Deus, revelou o seu programa de AÇÃO MESSIÂNICA;
 Logo em seguida, saiu , tomou as margens do mar da Galileia e chamou seus primeiros discípulos, que estavam pescando. Jesus exigiu duas atitudes:  CONVERSÃO E FÉ.
Jesus confirma a VOZ DO PRECURSOR, o Verbo de Deus, SELA a VOZ de João e, além de confirmar, Jesus, depois de receber o batismo de João, Ele entra no deserto, LUGAR DE ENCONTRO COM DEUS, e de ser PROVADO NA FÉ, para nos ensinar que a transformação do homem passa pelo ARREPENDIMENTO de seus PECADOS, a FIDELIDADE AO SEU DEUS.
FÉ e PENITÊNCIA, que leva o homem a CONVERSÃO, representa nesse processo de TRANSFORMAÇÃO, do velho homem para o NOVO HOMEM, como o MARTELO DA FÉ e o CINZEL DA PENITÊNCIA, para esculpir das entranhas da rocha, do velho homem, fazendo emergir o rosto transfigurado, NO ROSTO do novo homem, imagem do ROSTO DE DEUS.
“A PACIÊNCIA É A ARTE DA ESPERANÇA”.


 

 

Silêncio e escuta

 

 

11 de janeiro de 2011

“Pela manhã, o Senhor DESPERTA meu ouvido, para que eu ESCUTE como DISCÍPULO”;
“FALA, Senhor, que o teu servo te ESCUTA, como discípulo”.
“SILENCIA-TE, e sabe que EU SOU o Senhor Teu Deus...!”
“Fazer a Vontade de Deus, significa ESCUTA-LO”.
“A ESCUTA só é possível, quando reconhecemos a nossa fragilidade e buscamos com todo ardor, FAZER A VONTADE DE DEUS”.
“FÉ = Escuta.
“A FÉ entra pelos ouvidos”.
“Este é o Meu Filho Amado, escutai-O”!
          Uma só coisa é necessária. Qual é então essa única coisa necessária?
“A única coisa necessária, é que reconheças a tua fraqueza e a tua miséria”.
Resposta do precursor, João Batista: “Arrependei-vos, arrependei-vos, porque o Reino de Deus está próximo”
         João chamava todos ao ARREPENDIMENTO, preparando os corações para escutar o Cordeiro de Deus que tira os pecados dos homens.


Deus PENSA através do homem,
Deus se TORNA CONHECIDO através do homem,
Deus FALA com a boca do homem,
Deus AGE através do homem,
Deus ESCUTA com os ouvidos do homem,
Deus, VÊ com   os olhos do homem,
Deus se fez homem...
“Vós sois Deuses
Deus se FAZ CONSCIENTE no homem.
Amém!!!


 

 

O Crucificado, o Ressuscitado, é o centro de gravidade na vida de Madre Rosa.

 


12 de janeiro de 2011

“Não vivo, mas é o meu BEM CRUCIFICADO que vive em mim” (Madre Rosa)
“Abraça filha o Crucificado em tuas ânsias e sofrimentos, Ele te consolará” (Madre Rosa).
“A obra de Deus nasce e vive ao pé da cruz” (Madre Rosa)
A caridade de Madre Rosa, sublimada na dor, foi doação e expiação de todo o seu ser materno, na plenitude da imolação: Seu Bem Crucificado e N’Ele os irmãos, os padecentes na alma e no corpo.
“A história de Madre Rosa, é a história de sua oração, do seu encontro com o seu bem Crucificado. Para uma avaliação profunda do nosso caminho espiritual, é necessário entrar no deserto, para ser provado na Fé e na Esperança, dar testemunho de confiança, fidelidade, principalmente, entrega nas mãos de Deus. Poderíamos dizer que somos aquilo que oramos. O grau de nossa Fé é o grau de nossa oração. A força da nossa Esperança é a força da nossa oração. A história da nossa vida terreno-celeste será a história da nossa oração. Uma história única, pessoal.”         ( Carlos Carreto)



 

 

É ser aprendiz...

 

 

13 de janeiro de 2011

NASCER................................................................................................................................COMEÇAR

“Minha alma engrandece o Senhor, rejubila meu espírito em Deus meu Salvador, porque olhou a humildade de sua Serva...!”
Desperta, Senhor, meu ouvido, para que eu escute como um discípulo. (Isaías)
O discípulo escuta aos pés do Mestre, como Maria Madalena, e que Jesus a considerou como aquela que escolheu a melhor parte.
Os PÉS do Mestre representam a Missão; o Mestre ensina e CHAMA o discípulo para anunciar o evangelho do REINO DE DEUS. Amém!


 

 

Sacramento do tempo presente

 

 

14 de janeiro de 2011

O que é o tempo presente?  São os instantes que atravessamos, com LUCIDEZ e percepção aguçada do MOMENTO PRESENTE que nos aborda AGORA.
Os instantes são para nós, como CONTAS do ROSÁRIO, que devem ser rezadas e contempladas, a fim de que possam encontrar o nosso centro de gravidade, espaço aberto em nosso coração, para encontrar o Nome de Jesus, Nome que está acima de todo nome, para que os nossos momentos sejam contemplados pela plenitude dos tempos - Jesus- o Verbo Eterno.
Como manter o tempo presente vivo e atuante na nossa consciência?
VIGIANDO E ORANDO.
Como vigiar e orar?
ORAR é busca de Deus.
VIGIAR é estar atento à Palavra de Deus, estar com os ouvidos ABERTOS.
“Fala, Senhor, que o teu Servo, escuta”.
O Senhor DESPERTA o ouvido do SERVO.
O ROSÁRIO, a escola de oração e vigilância, porque sua dinâmica não nos deixa cair na dispersão dos pensamentos e outras distrações, porque nos firmamos com Maria, avançando nos impulsos da Ave Maria e contemplação dos Mistérios, o que permite EDUCAR o nosso interior para um encontro com Deus, abrindo ESPAÇO para que o Senhor possa REINAR no nosso CORAÇÃO.
O sacramento do momento presente nos CHAMA a este exercício, que é para o Servo de Deus, um ato de PENITÊNCIA e FÉ.
 FÉ porque exige de nós, coragem e fidelidade; PENITÊNCIA, porque exige de nós perseverança na oração e na vigilância.
Jesus inaugura sua Missão com essas duas palavras: PENITÊNCIA e FÉ.
“Convertei-vos... Crede no evangelho...
Jesus termina sua Missão, com essas duas palavras: VIGIAI; ORAI...  Para não cairdes em tentação.
A conversão só acontece com a VIGILÂNCIA e a ORAÇÃO e assim abre espaço para o evangelho de Jesus.
Ação de graças
Meu momento com Deus para AGRADECER pelos benefícios que recebo do meu Senhor...
         Para RECONHECER a presença da Mão de Deus sobre mim, fazendo ressuscitar forças adormecidas e exaltar um novo ânimo e uma nova vida e um novo começar.
         Para experimentar este meu  momento com o Senhor, me inspirei no canto de Maria:
“Minha alma engrandece o Senhor, rejubila meu espírito em Deus meu Salvador, porque olhou a humildade de sua serva”; Conseqüentemente, Maria me conduziu com a mão a sentir o desejo de expressar o que o meu coração estava querendo dizer e ao mesmo tempo perceber a força da DIVINA PROVIDÊNCIA, guiando meus passos, fazendo–me acreditar, a cada instante, que Deus age em nossa vida quando reconhecemos o nosso NADA, ou seja, quando o nosso íntimo compreender a necessidade de ESCUTAR o Senhor, ser DISCÍPULO do Senhor, dizer como Isaías: “Toda manhã o Senhor desperta meus ouvidos para que eu escute como discípulo”. O discípulo é um APRENDIZ, que escuta aos pés do Mestre e guarda os seus ensinamentos.
Este momento com o meu Senhor, sentindo que Ele me chama e envia a fazer um novo pacto em meu viver.
 Como homem espiritual, portanto, sou chamado a confirmar o meu Sim diante do Crucificado e Ressuscitado, o meu ALTAR, diante do qual eu me OFEREÇO ao meu Senhor, a todo o momento, de corpo, alma, vida e coração e o meu Senhor me transforma a cada instante numa OFERTA VIVA.
Diante do Crucificado e Ressuscitado, sinto que a minha consciência é despertada para outro nível de entendimento, que me faz compreender o meu atual estado de enfermidade e que me ALERTA para não OLHAR PARA TRÁS, IR AVANTE, para O ALTO, libertando-me do passado, consagrando a minha vida e as atitudes, vivendo intensamente o Momento Presente; Momento de ESPERA pelo Senhor, que me aguarda em cada gesto, em cada olhar, em cada escuta, em cada palavra.
Percebo claramente que o Senhor está me chamando a uma nova Missão; para isto, preciso estar atento a este Momento de Deus, que exige de mim nesta hora da minha via crucis, perceber o que o Senhor quer de mim AGORA.
Para refletir a Missão:
- “SENHOR, O QUE QUERES QUE EU FAÇA?”
- “Fala, que teu SERVO ESCUTA como Discípulo.”
Para reavaliar o caminho do nosso apostolado e repensar atitudes a serem tomadas com mais vigor e mais comprometidas, é necessário que todos nós nos perguntemos incansavelmente: Senhor, o que queres que eu faça?  Fala que teu servo te ESCUTA como um discípulo.
Esta atitude nos leva a um estado de humildade e de entrega à vontade do Senhor, e ao mesmo tempo me liberta de meu egoísmo, de pensar de modo próprio.
          Pedimos ao Senhor que desperte nosso ouvido para escutar a sua voz, como discípulo, diante dos seus pés, como fez Maria Madalena.
Para ser o homem novo:
É preciso COMEÇAR;
É preciso NASCER DE NOVO;
É preciso exercitar os gestos, o jeito de ser, o comportamento de discípulo do Mestre que se exercita e guarda a sua Palavra, ter o saber de aprendiz, sabe que nada sabe, porque o seu saber é o saber do seu Mestre e Senhor, que Tudo Sabe.  Jesus é convicto que o que ensina não é Dele e sim do Pai que o enviou.
Se o Verbo de Deus se anula, para engrandecer o Pai, dizendo que o Pai chega a ditar as palavras para Ele dizer, imagine  nós, que nada somos.
Devo agora, com as palavras de Maria dizer: minha alma engrandece o Senhor...
Ser servo é ESCUTAR para SERVIR como Maria.
Maria que se fez silêncio, para ser Mãe de Deus;
Maria que se fez escuta, para Ouvir a Voz de Deus;
Maria que se fez serviço, para ir ao encontro de Isabel e lá o Espírito Santo se revelou e apagou a mancha original de João Batista.
Maria que se fez Mãe de todos os homens, para amá-los com a ternura de Seu Filho.
O Rosto de Maria é o Rosto de Deus. No seu Rosto de silêncio e de Mistério se transfigura o rosto de Seu Filho, no qual contemplamos o Rosto de Deus-Pai.
Maria, ninguém se encheu do conhecimento de Deus, senão por vós, oh! Santíssima Virgem.
Maria = ACATISTO:
A-   Ave, ponte que leva ao céu os que vivem na terra;
B-   Ave, purificação do universo;
C-   Ave, afirmação inabalável da FÉ;
D-   Ave, por quem nos revestimos de GLÓRIA;
E-   Ave, reparação da humanidade;
F-   Ave, oferenda de alegria Santa;
G-   Ave, amor vencedor de todos os desejos;
H-   Ave, tu que alias a virgindade e a maternidade;
I-     Ave, ESPERANÇA dos bens eternos;
J-    Ave, tu que expulsas o corruptor dos pensamentos;
K-   Ave, purificação da consciência;
L-    Ave, vida de Misterioso júbilo;
M-  Ave, Morada do Deus Verbo;
N-   Saúde do meu corpo;
O-   Ave, Salvação da minha alma;
Obs.: Hinos litúrgicos de São Germano, na 4ª semana da quaresma.  Amém !!!

“A VONTADE DE DEUS SE CUMPRE NA CRUZ” (Madre Rosa)

Eva
1-    Adão
2-    Maçã
3-    Desobediência
Quando começou todo mal...
Ave
1-    Cristo
2-    Cruz
3-    Obediência

                Quando todo BEM venceu o mal para sempre, e realizou a UNIÃO da     Terra com o Céu, e o homem passa de homem Terrestre para homem Celeste;
              Jesus morreu de morte de Cruz, por obediência à Vontade do Pai, para redenção do gênero humano.  (Antonio de Pádua)




 

 

“Só sei que nada sei” é ser aprendiz

 

 

15 de janeiro de 2011

NASCER...................................................................................................................COMEÇAR


Sacramento do tempo presente.  O que é o Tempo Presente?

São instantes que atravessamos, com LUCIDEZ e percepção aguçada do MOMENTO PRESENTE, que nos ABORDA AGORA.  Os instantes são para nós, como contas do Rosário, que devem ser rezadas e contempladas a fim de que possamos encontrar o nosso centro de gravidade, espaço aberto ao nosso coração, para encontrar o nome de Jesus, Nome que está acima de todo nome, para que possamos encontrar em Seu Nome, a plenitude do nosso ser.

Como manter o tempo Presente Vivo e atuante na nossa CONSCIÊNCIA?
VIGIANDO e ORANDO.
Como vigiar e orar?
ORAR é buscar a Deus.
VIGIAR é estar atento a palavra de Deus estar com os ouvidos abertos.
“FALA Senhor, que o teu servo escuta”
A conversão acontece VIGIANDO e ORANDO para despertar o arrependimento e o perdão, e assim abrir espaço para anunciar o Evangelho do Reino e proclamar o Nome de Jesus.
Eu sou aprendiz.
O que é ser aprendiz?
         Ter a consciência de que não sabemos nada; saber é um processo de aprendizagem diário, dinâmico; construção de novas percepções, que nos chama a uma percepção mais profunda, e que nos convida a novas atitudes para novas ações.  Saber é aprender que nos coloca abertos ao novo, ao inusitado.
Ser aprendiz é abrir-se para o Senhor.
Só sei que nada sei (Sócrates)
Conclusão: não sei nada...    SOU APRENDIZ...
Esta afirmação confirma a necessidade de escuta porque o aprendiz deve ter, principalmente, um ouvido atento para o novo e também para o diálogo.  Aprender, apreender, partilhar, compartilhar com o outro sua experiência o que é na verdade, a Missão de anunciar o Reino de Deus, que acontece no coração daquele que se ABRIU para o Senhor.
Aprender do Senhor, é ressuscitar, é despertar para uma vida nova a todo instante.
Aprender do Senhor é estar com os ouvidos atentos para escutar como um discípulo, e anunciar o seu evangelho a toda criatura.
Aprender do Senhor é fazer a sua Vontade: “Meu alimento é fazer a Vontade de meu Pai que está nos céus”.
“Santidade quero fazer a Vontade de Deus” (Madre Rosa)
“Só conheço uma ciência, fazer a Vontade de Deus” (Madre Rosa)
Amém!!!

Dom de Madre Rosa
1-Se OFERECE;
2- Se COMPADECE;
3-Se COMPROMETE;
4-Se ENTREGA AO OUTRO;
5-Se DÁ COMO EXPIAÇÃO PELO SOFRIMENTO DO OUTRO E TEM MISERICÓRDIA.
Madre Rosa descobre seu coração, descobre o Coração de Deus;
 FAZER SUA VONTADE.
“Tudo por Ti meu Jesus” (Madre Rosa)
O dom de abraçar o Crucificado na Cruz, sofrer com Ele, mergulhar com Ele no Mistério do homem, ouvir do coração do Seu Bem Amado, a força redentora. “Não vivo, mas é o Meu Bem quem vive em mim”.
O Mistério de Cristo padecente talhou em Rosa um sulco profundo no qual ela deverá perder-se e morrer para encontrar-se revestida D’Ele, fortalecida da força que a transforma em nova criatura.  Cristo Crucificado e Ressuscitado no Mistério de sua pobreza é o centro de gravidade na vida de Madre Rosa.
VOCÊS PRECISAM RESSUSCITAR SUA FUNDADORA!!!
O que isto quer dizer?
Em primeiro lugar, devemos nos perguntar: por que esta irmã nos chamou para esta observação, o que ela quer nos dizer?
Por que me senti abordado e responsável por este alerta?
Afinal, quem precisa ressuscitar, eu, ou Madre Rosa em mim? Quer dizer, eu reconheço o valor da fundadora, seu testemunho, seu carisma, a diferença que ela promoveu em minha vida; mulher, cuja vida, causa um IMPACTO DE MUDANÇA naqueles que resolvem se transformar e tomam a resolução de anunciar o Reino de Deus. Acredito que o alerta é  para mim, eu é que preciso ressuscitar para  acompanhar o dinamismo da Missão que me foi confiada na coordenação do Movimento da Esperança no Brasil.
Ressuscitar implica antes, a experiência de morte de cruz, isto, o Senhor, já me chamou a experimentar com o câncer, o que este morrer expiatório vem fazendo ressuscitar em mim fontes de água viva, emergindo da minha consciência uma sabedoria que não posso avaliar.
Como agir a partir da minha experiência?
O Senhor está me inspirando um caminho, que devo ser fiel, de avançar sem olhar para trás; considerar o momento presente, como sacramento, momento de VIGIAR e ORAR, PENITÊNCIA e FÉ; que me prepara para estar na presença de Deus, de mãos com a Virgem Imaculada, com a intercessão de Madre Rosa que me anima na FÉ e na ESPERANÇA.
Parto hoje do reconhecimento, de que, é vivendo as memórias de Madre Rosa, que chegamos, a saber, do seu perfil espiritual e ao mesmo tempo descobrir sua experiência com o seu Crucificado que nos conduz ao verdadeiro conhecimento do SER PECADOR.


Ressuscitar Madre Rosa, quer dizer:
Ressuscitar a mim mesmo da morte do meu pecado, para a VIDA da minha libertação;
Viver intensamente o sacramento do momento presente, ORAR + VIGIAR;                  FÉ + ESPERANÇA
Intensificar os estudos de suas Memórias, porque lá está sua energia e  sua vocação, exemplo: “TUDO POR TI JESUS”; “MINHA ÚNICA CIÊNCIA É DE FAZER A VONTADE DE DEUS” (Madre Rosa)




 

 

Jesus o servo de Deus, morto e Ressuscitado.

 


16 de janeiro de 2011

“Ele é o cordeiro de Deus, tira de nós o pecado, para VIVER EM NÓS:
“Ele é o Servo de Deus, Jesus morto e Ressuscitado, o Cordeiro Pascal, é o Pão da Vida”
O Servo de Deus, morto e Ressuscitado no Mistério da sua pobreza, se dá como Pão repartido, se dá como Vinho derramado,
Seu Corpo e seu Sangue, que é dado para nossa salvação, remissão de nossos pecados e do mundo inteiro.
É no meu nada, onde o Senhor encontra TUDO.
O servo de Deus tira o nosso pecado, para viver em nós.
“Quando eu for levantado ATRAIREI todos a MIM”
O cordeiro imolado...
A eucaristia...
Alimento, Corpo de Cristo, que dá vida ao homem, e vida Plena, Eterna. Amém.
Jesus, o Cordeiro Imolado, o Pão da Vida, Eucaristia.
É preciso que o GRÃO de trigo morra, para ressuscitar no PÃO, e transformar-se em ALIMENTO, e manter a vida.
FAZER A VONTADE DE DEUS significa alimentar-se do Corpo de Cristo, que é a Sua Palavra de Vida Eterna, contemplar os seus Mistérios.
“Meu alimento é Fazer a Vontade de Meu Pai que me ENVIOU”
Alimentar-se do Corpo de Cristo, significa transformar o nosso corpo em Corpo de Cristo, porque o Corpo de Cristo tem o poder de Ressurreição, transfigurando o nosso corpo mortal em corpo espiritual, revestido de imortalidade
A Palavra de Deus é Corpo de Cristo, é o VERBO FEITO CARNE, É JESUS.
O VERBO feito homem, que ESCUTA e que FALA a todo o momento ao coração do homem
É no meu nada onde o Senhor encontra TUDO.
Para o servo de Deus, encontrar o Verbo de Deus é necessário renunciar a todo raciocínio preconcebido, a todo preconceito e AFIRMAR: “Só sei que nada sei” (Sócrates), porque é o meu Senhor que tudo me revela, e que RECRIA fontes de ÁGUA VIVA do nada do meu existir.
“É no meu nada, onde o MEU SENHOR ENCONTRA TUDO...” Amém!
Agradecimento
Agradecer é reconhecer as maravilhas que o Senhor realizou em minha vida, e tem realizado, principalmente, durante esses dias aqui no Hospital Jaime da Fonte.
Tenho experimentado momentos indizíveis, Madre Rosa, a Virgem Santíssima, Santo Antonio, São Francisco, num só coração, recebo as Bênçãos Eternas e as Benesses de Cura para o meu estado de enfermidade.
Tenho sido beneficiado, espiritualmente e fisicamente, recebendo favores sobrenaturais, que não posso  avaliar, favores providenciais, no que se refere às providências tomadas com respeito as dificuldade do meu caso.
Por outro lado, tenho sido beneficiado, largamente no que se refere às inspirações que o Senhor me tem contemplado, que tem me permitido registrar a cada dia, aquilo que o meu coração está desejando expressar como forma de reflexão para este Momento de Deus, que é um CHAMADO para CONFIRMAR o meu SIM que me alerta para não OLHAR para trás, IR AVANTE para o ALTO, libertar-se do passado, consagrar-me ao MOMENTO PRESENTE, MOMENTO DE DEUS, MOMENTO DE ESPERA PELO SENHOR, que me aguarda e espera em cada GESTO; que me espera em cada DESPERTAR; que espera em cada ESCUTA; que me ESPERA A CADA MOMENTO.
Tenho tido a oportunidade de partilhar e compartilhar com a minha esposa, filhos e outros, sobre a minha experiência; tenho procurado fazer com que a FÉ e a ESPERANÇA, sejam luz nos corações abatidos pelas sombras da dúvida e da vacilação.
Estou sendo CHAMADO ao COMPROMISSO; estou sendo chamado a uma nova Missão; a REVER o meu caminho espiritual; a reavaliar o apostolado do Movimento da Esperança; a repensar as ATITUDES a serem tomadas a partir de agora, com respeito ao meu comportamento espiritual, como homem, como coordenador e principalmente como orientador.
Em face da transformação por que estou passando, física, moral, espiritual e psicologicamente, acredito, com toda certeza, que o meu Senhor quer de mim um NOVO COMEÇAR, um novo impulso interior; um NOVO NASCIMENTO que me está fazendo EMERGIR das profundidades de zonas desconhecidas; e, principalmente um comportamento de DISCÍPULO que ESPERA que o Senhor desperte seu ouvido para escutar, como discípulo, que não se arroga a SABER, mas considera-se sempre um APRENDIZ, aquele que SABE QUE NADA SABE, porque o discípulo está sempre aos Pés do Mestre para ESCUTAR da sua sabedoria, a todo o momento.
Com o meu coração oferecido ao Coração do meu Senhor, sou hoje, e sempre o seu SERVO e DISCÍPULO.  (Antonio Pádua).



 

 

Tema: ordem / agradecimento

 

 

17 de janeiro de 2011




Hierarquia dos conceitos

1-    Agradecer
2-    Reconhecer
3-    Experimentar
4-    Providência
5-    Inspirações
6-    Reflexão diária
7-    Momento de Deus
8-    Confirmar o Sim
9-    O Chamado
10- Momento de Espera
11- IR AVANTE
12- Compartilhar
13- Compromisso
14- Rever Caminho
15- Reavaliar o Apostolado
16- Repensar atitudes
17- Novo Começar
18- Novo Nascimento
19- Comportamento
20- Discípulo
21- Saber
22- Aprendiz
23- Escutar
24- SERVO



Amém!!!!


 

 

Cultivar o silêncio

 

 

19 de janeiro de 2011

O Silêncio precisa ser cultivado pelo homem para gerar no seu coração Escuta.
Como cultivar o Silêncio?
Por que cultivar o Silêncio?
Quem cultiva o Silêncio?
Qual o objetivo do homem cultivar o Silêncio?
O que é o Silêncio?
Silenciar o que?
Silenciar quem?
Silencia e sabe que EU SOU DEUS.
Silenciar para conhecer a Deus.
O homem conhece a Deus, Deus conhece o homem.
SILENCIAR = ESCUTAR
O silêncio gera ESCUTA.
Escutar a Deus é ser gerado de novo e ser recriado em Cristo.
Como o homem chega a esta consciência que o leva a desejar fazer silêncio; entender que o seu interior é uma verdadeira fábrica de barulho, que põe sua vida em perigo constante, cuja conseqüência é: doenças, desajustes, etc.
É necessário que o homem tome consciência do seu barulho, perceba o mal que ele está lhe fazendo, aí sim, o Pai desperta nele o desejo de se redimir, de pedir perdão ao Pai, começa então o processo de conversão, que é uma BUSCA DE DEUS. Encontrar-se com aquele que é a razão de sua existência. Este desejo de buscar a verdade, não o deixa em paz, na razão de sua fidelidade à Palavra de Deus, que o alimenta e lhe concede forças para fazer o caminho da libertação em Cristo Jesus.
         Como viver na presença de Deus?
Consagrando-me a todo o momento, com lucidez, no momento que atravesso, percebendo o sentido de meus passos, um após o outro, sendo guiado pela Mão de Deus.   Esta atitude me motiva a perguntar sempre: SENHOR, O QUE QUERES QUE EU FAÇA AGORA?
O Sacramento do Momento Presente é o AGIR de Deus, pelo Espírito Santo, fogo abrasador, que unge o coração do servo que VIGIA E ORA para glorificar a Deus.
O Servo de Maria vive o Sacramento do Momento Presente ungindo o seu coração, o seu viver e a sua Missão; VIGIANDO e ORANDO com Maria, na escola da FÉ e de sua ESPERANÇA (o Rosário) para aprender com Ela a sabedoria do Silêncio para Escutar  Deus.
QUEM SOU EU?
EU SOU quando escuto a VOZ DE DEUS, e meu Rosto se transfigura no Seu; e meu viver se torna a Vontade de Deus.  “EU E O PAI SOMOS UM”.
“Já não sou eu que vivo é o Cristo que vive em mim”.
Conformar vida e coração na Vontade de Deus, é um processo lento, pode ser perseverante e contínuo, com resultados concretos, porque converter o homem por inteiro exige dele máximo empenho, determinação, coragem, e principalmente VONTADE de mudar.
A VONTADE de Deus é o seu Desejo...
A VONTADE de Deus são os seus Mandamentos...
A VONTADE de Deus é o seu Filho Amado, o seu Verbo;
A VONTADE de Deus é a sua Palavra de Vida Eterna;
A VONTADE de Deus é o homem convertido, o Santo, o homem de Deus, aquele que faz a SUA VONTADE;
A VONTADE de Deus sou eu quando caminho na Sua Presença, quando sou Presença de Deus.  Por isto que Moisés afirmou: “Meu NOME é VONTADE de Deus”. Por isto que São Paulo disse: “Já não sou eu que vivo é...” Por isto que Madre Rosa disse: “minha única ciência é fazer...” Por isto que Jesus disse: “Eu e o Pai somos UM”.
Fazer a Vontade de Deus é:


-pensar com Deus
-sentir com Deus
-viver com Deus
-olhar com Deus
-ouvir com Deus
-falar com Deus


Vontade de Deus

 

 

20 de janeiro de 2011

“Tudo por ti meu Jesus” (Madre Rosa)
            Com este depoimento de entrega a Jesus, está claro que Madre Rosa vive por Jesus, para Jesus, com Jesus.
          Como acontece a vontade do homem acolher a Vontade de Deus?
É um processo, um caminho para o deserto... Longo...
           Moisés pensava que era alguém quando estava no Egito;
Quando se tornou pastor de ovelhas no deserto, durante quarenta anos viu que era ninguém porque o deserto do coração desnuda o homem velho esvazia a personalidade.
Quando Deus chamou Moisés ao Sinai para ser enviado ao Egito, e que viveu toda aquela experiência profunda de comunhão com Deus, DIÁLOGO de Amigo para amigo, de Deus para deus, ao ponto do próprio Senhor tomar a sua frente para realizar milagres, e Moisés viu o quanto Deus pode fazer com um ninguém; aquele que se ANULA diante daquele que é TUDO, O SENHOR, O VERBO, O TODO PODEROSO. É preciso que eu deixe de SER, para que o Senhor seja em mim, possa EXISTIR em mim. É preciso que eu deixe de ser orgulhoso e passe a SER humilde de coração como Jesus, manso e humilde de coração.
Sou um pequeno lápis na Mão de Deus ;Ele que escreve.
No reconhecimento do meu nada, o Senhor realiza maravilhas.
Sou o barro na Mão do Divino Oleiro, Ele que faz o MEU vaso novo.
1-Sou um lápis na Mão de Deus, a minha história Ele que escreve...;
2-Sou uma vontade na Vontade Deus;
3-Sou um pensamento no Pensamento de Deus, Ele que pensa no meu pensar;
4-Sou um sentimento no Sentimento de Deus, Ele que sente no meu sentir;
5-Sou uma decisão na Decisão de Deus, Ele que decide na minha decisão;
6-Sou uma atenção na Atenção de Deus, Ele quer atenção na minha atenção;
7-Sou um desejo no Desejo de Deus, Ele quer desejar no meu desejo;
8-Sou uma reflexão na Reflexão de Deus, Ele quer refletir no meu refletir;
9-Sou um olhar no Olhar de Deus, Ele quer olhar nos meus olhos;
10-Sou uma mão na Mão de Deus, Ele quer agir com a minha mão;
11-Sou um rosto no Rosto de Deus, Ele quer se vê no meu rosto;
12-Sou um corpo no Corpo de Deus, Ele quer se movimentar no meu corpo;
13-Sou uma vocação na Vocação de Deus, o Pai me chama/envia para me enviar aos pecadores;
 Obs.: Deus chama o Filho para a Missão, o seu Verbo, sua Palavra, para nos chamar e enviar em Missão para Salvação dos homens pecadores.
14-Sou uma palavra na Palavra de Deus, Ele quer falar com minha voz;

Reflexão
O meu desejo é o desejo de Deus, porque Deus é Deus, é Ele quem desperta este dom de desejar. O homem, porém, não sabe cultivar o dom de desejar, não reconhece que o Dom é dado por Deus e que deve viver o desejo na sua vida, em seu dia a dia, consultando a Vontade de Deus, para ser feliz.

Consultar a Vontade de Deus
A Vontade de Deus é a nossa Santidade. Somente assim, sendo Santos, podemos chamar de Meu Pai, porque a Vontade de Deus foi realizada em nosso coração.
A Santidade consiste nesta consulta constante, neste Vigiar e Orar do Servo de Deus; para estar atento aos SINAIS do seu Deus, que FALA, para que seu Servo ESCUTE como DISCÍPULO.
Consultamos a Vontade de Deus, ORANDO e VIGIANDO, perguntando ao Senhor: “SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA AGORA”?
Esta pergunta nos leva a um estado de ESCUTA, porque o Senhor vai responder aos nossos rogos, porém, devemos esperar com paciência, para exercitarmos a brandura, a mansidão e a paz do coração. Para Deus, ESPERAR, não é sinônimo de estar em algum lugar aguardando alguém. ESPERAR para Deus é ATITUDE PRESENTE, é o AGIR AGORA, e Ele mesmo motiva em você esse sentimento e lhe concede a compreensão de ir ao ENCONTRO DO SENHOR que o ESPERA no seu OLHAR, no seu OUVIR, no seu FALAR, enfim, em cada um de seus movimentos.
Podemos dizer que ESPERAR, significa adquirir uma maior consciência do seu SER, porque é um ENCONTRO com o Senhor na dinâmica de uma vida, no seu dia a dia.
ESPERA - ENCONTRO
Esperar é encontrar o Senhor, e com Ele, Nele e para Ele, fazer-se UM em Sua Vontade, porque o Senhor, agora vive e reina no seu viver, em cada olhar, em cada pensamento, sentimento, em cada AÇÃO.
 ESPERAR é viver o sacramento do Momento Presente que se fundamenta nessa frase: “A força de nossa ESPERANÇA é a força de nossa oração”; “O grau de nossa FÉ é o grau de nossa oração”; “SOMOS AQUILO QUE ORAMOS”.

“Oh! Meu Eterno Pai, de Ti  tenho tudo e por Ti faço tudo. Somente Tu és o meu SER... Como posso fazer para fazer-Te Conhecido e Amado por todo mundo”           (Madre Rosa)

Pontos chaves a discutir na reunião do movimento da ESPERANÇA:

1-    Família- primeira terra de Missão
2-    Carisma- nossa pertença...
3-    Missão- nossa vocação carismática



Pontos fundamentais com respeito ao carisma:

1- Não esquecer aquilo que foi o APELO DE MADRE ROSA ao seu Crucificado, que foi motivo gerador para a Fundação da Congregação.
2-Não esquecer que o Crucificado clamou com toda força para convencer Rosa da Missão, ameaçou-a e, percebendo no seu Crucificado o Clamor de Deus, querendo dela a Obra de Salvação, do seu coração saía um grito de amor do Seu Bem. O próprio Pio IX, disse para ela que ela não teria paz se não realizasse aquilo que Deus queria dela.
Nós, como discípulos de Madre Rosa, precisamos pesar tudo isto, aprofundar suas memórias, não somente isto, entender que a relação entre Mestre e discípulo deve ser muito íntima, ou seja, no sentido de que a experiência de Madre Rosa possa nos abordar e nos animar interiormente, motivando nossas vidas a uma Verdadeira Missão, primeiro pela ORAÇÃO, porque a nossa Madre confirma: “FAZER SEM ORAR, É UM FAZER VAZIO”; “Missão sem ORAÇÃO não é Missão”.
3-Foco família
Lembramos que Madre Rosa ia às famílias dos doentes, dos pobres, levava o alimento material e espiritual, preparava crianças para a eucaristia. A família era o seu principal alvo. Tratava as irmãs como filhas e queria ser tratada como mãe (Madre), veja o seu alcance. Quanto à vocação carismática vivia segundo o modelo da família de Santana, Mãe da Virgem Maria, a Sagrada Família, e foi obediente até o fim em considerar Santana como Mãe da Família a quem todos deviam obediência.
Como vejo Madre Rosa?
Para mim ela é uma profetisa da ESPERANÇA!
Madre Rosa nunca buscou resposta nela mesma. Quando dos seus grandes impasses e contradições, buscava sim, escutar os apelos do seu interior e tomar o caminho do deserto (sua Cameretta), para o encontro com o Seu Crucificado, com Ele, ela tinha as respostas que precisava.
O DESERTO era o seu refúgio; a adoração ao Santíssimo a transportava ao coração do seu Bem Crucificado, em silêncio no altar, envolto em Mistério.



 

 

Escutei de alguém que a nossa fundadora precisava ser ressuscitada por nós!!!

 

21 de janeiro de 2011

O que quer dizer esta afirmação?
O que me diz?
Que significado tem para mim o sentido dessa afirmação?
O que me diz, quando sei que preciso ressuscitar Madre Rosa?
É Madre Rosa que precisa ressuscitar ou sou eu?
Na verdade Madre Rosa representa o seu carisma.  Não é o seu carisma que se encontra anêmico, fraco pela falta de dinamismo, pela falta de pertença de alguns discípulos.
 O que fazer para entender este alerta para todos nós? É hora para nos perguntar: sou fiel ao carisma que abraço? Tenho me sentido motivado pertencendo ao movimento da ESPERANÇA, e o que é que me motiva e o que não me motiva?
O que precisamos fazer, para entender este alerta, e agir no sentido de procurar, discernir a respeito de nossa vocação carismática, que precisa ser avaliada sempre, em face da nossa Missão como discípulos de Madre Rosa, e animadores do Movimento da Esperança, principalmente, testemunhas que respondam as nossas convicções de que somos servos do Crucificado e Ressuscitado, no Mistério de sua pobreza, atitude do nosso modo de ser e viver, sempre em sintonia com as experiências de nossa Fundadora, procurando escutar os seus ensinamentos, sentir a força de suas memórias. Acredito, que nós da equipe, precisamos nos empenhar em tomar a decisão em dedicarmos tempo para estudar e refletir, beber nas fontes do carisma fundacional , aquele descoberto por Madre Rosa . Devemos ser pesquisadores, buscadores dos caminhos trilhados pela nossa Madre Rosa, e, hoje, procurarmos valorizar o seu sacrifício, sua luta, seu amor por nós, sua ESPERANÇA, sua FÉ, sua determinação, principalmente, seu espírito de doação, entregando-se como vítima de expiação para o perdão dos pecados dos homens.
Toda força de Madre Rosa provinha do seu Bem Crucificado, ela era fiel ao Mistério da Paixão do seu Bem, passou 40 dias na quaresma, no deserto em comunhão com Jesus, sofrendo com Ele e Orando a sua Paixão. Com este grito de Madre Rosa, podemos discernir o seu amor pelo seu Crucificado: “Tudo por Ti, Meu Jesus”.
Profeta da ESPERANÇA, por quê?
A ESPERANÇA de Madre Rosa não era vazia. Tinha um encontro certo: Seu Bem Crucificado.
-Encontro com a Palavra Eterna;
-Encontro com o Rei do Universo;
-Encontro com o Redentor do homem.          
Como era esse encontro? Onde era esse encontro?
Madre Rosa idealizou esse lugar, esse seria o lugar certo, porque o seu Bem Amado escolheu esse lugar, um laboratório para seu encontro com o Pai: O DESERTO.
 Madre Rosa inventou o seu deserto e mais além, seu calvário. Ela entendia que “sofrer com Jesus e por Jesus era o escopo principal de sua vida”.
“Tu sofreste tanto por mim, faze que por ti sofra e por ti morra”. Cristo Crucificado, o Ressuscitado, se torna o centro de gravidade na vida de Madre Rosa.
O Mistério de Cristo padecente talhou em Madre Rosa um sulco profundo no qual ela deverá perder-se e morrer, para encontrar-se revestida d’Ele, fortalecida da sua força, tornar-se nova criatura.
“Não vivo, mas é o Meu Bem que vive em mim”
“Tudo por ti, meu Jesus”
Vocês precisam ressuscitar sua fundadora... !!!!
Acredito que somos nós que precisamos ressuscitar o seu carisma em nós. Para este efeito, é urgente que tenham essa consciência, porque essa atitude vigilante nos prepara para um despertar cada vez maior; de procurarmos conformarmos a nossa vida ungida e identificada no Mistério da Paixão e Ressurreição, que são as alavancas redentoras da nossa Missão carismática como membros do Movimento da Esperança.



 

 

Madre Rosa Porto de Esperança

 

 

22 de janeiro de 2011  
     
Madre Rosa, porto seguro da esperança, centro de irradiação, pólo de comunicação, são alguns qualificativos que podemos atribuir no exercício da sua Missão, como administradora a Serviço do Reino, na coordenação de perto e de longe das irmãs que ao número de 4.000, distribuídas em mais de 400 casas, nos países onde exerciam a caridade junto aos enfermos e deserdados da sociedade. Sua mão não parava, escrevendo dia e noite, para orientar, consolar, animar, dar força e coragem, instruir,... Convencer na FÉ e na ESPERANÇA.
Madre Rosa, possuía a arte da paciência, que gera a esperança e a caridade. Por quê?  Onde ia encontrar tanta paciência para escutar de suas filhas de longe, os lamentos das dificuldades financeiras, pessoais e da comunidade...?
 Madre Rosa, fazia os discernimentos de suas cartas diante do Crucificado e da Virgem Santíssima.  Sua sabedoria emanava da fonte pura do Seu Bem, o Tudo de sua vida, a plenitude do seu ser.
Este relato é apenas uma parte daquilo, que chamamos atribuições da sua Missão, que nos chama a atenção pela dimensão do seu trabalho e perplexidade pela infinidade de obstáculos enfrentados. Onde encontrava tanta força, coragem, determinação, e mais do que isso, LUZES para iluminar as sombras e os lugares escuros que encontravam ao longo do caminho do seu dia a dia? Esse lugar tem um nome especial, e foi ela que inventou. Da câmara que ficava no final da capela, em posição elevada, ela construiu sua Cameretta, para penitenciar, e abriu uma brecha para adorar o Santíssimo, estar sempre em comunhão com o Seu Bem Crucificado e Ressuscitado.
Ela entendeu que para enfrentar os grandes desafios da natureza humana e que Jesus mesmo deu o exemplo de iniciar sua Missão no deserto, foi motivada a preparar o seu lugar para o exercício da penitência e da oração.  Só que Madre Rosa não se conformava com as simples penitências, ela ia mais longe. Tomou como princípio para o seu sacrifício, viver intensamente o Mistério da Paixão de Cristo.
Logo de madrugada, ela contemplava com as irmãs, os Mistérios da Paixão. Para ela, “a Redenção do homem só é possível através da Cruz de Cristo”. Sua Cameretta era seu ALTAR, onde se encontrava uma grande cruz de madeira, onde ela se pendurava e ficava  horas em estado de êxtase, vivendo o sacrifício do Seu Bem...  Neste altar, se entregava ao Seu  Bem, de corpo, alma, vida e coração, sentia-se como nas mãos do Divino Oleiro, fazendo e desfazendo , tomando e retomando a massa disforme, que o pecado inventou, para então, o Oleiro aprimorar a qualidade do barro e conseguir fazer o jarro mais perfeito.
Madre Rosa foi essa pessoa que não se cansou de se colocar na mão do Divino Oleiro, o Seu Bem Crucificado. A Cruz era o torno do oleiro, ela sabia disso, que tudo vem do sacrifício, da penitência, da oração, porque são as únicas fontes que expurgam as imundices do pecado, tanto é que Jesus começou o seu Ministério entrando no deserto e passou 40 dias, e ao sair disse: “o tempo se completou, o Reino de Deus está próximo, convertei-vos (fazer penitência) e crede no evangelho”. Jesus confirmou as palavras de João Batista, que dizia: “transformai-vos, transformai-vos porque o Reino de Deus está próximo”. 
Madre Rosa, foi mais longe, não se contentou com as exigências de deserto, que chama o homem à conversão e a penitência, mas, Madre Rosa discerniu sobre a questão mais séria, como curar o homem contaminado pelo pecado, aqueles que estão mortos e precisam ressuscitar dos seus estados. Madre Rosa, descobriu seu Bem Crucificado, descobriu seu Mistério da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, a grande resposta para a remissão do homem e cura de seus males morais e físicos.
Deus é o arquiteto de cada instante do nosso existir, quando aceitamos caminhar na SUA VONTADE.
Estamos pensando e o Senhor providenciando.
Madre Rosa, não somente DESCOBRIU, mas foi CHAMADA e ENVIADA pelo Pai a participar do Mistério de conformar-se ao sofrimento do Crucificado no Mistério de sua pobreza.  Madre Rosa OFERECIA-SE como vítima de expiação para aliviar as grandes penas de Jesus, o seu doce amor, e dizia ela: “com Ele e Nele encontro a mim mesma”.
O grande martírio das penitências a mim sugeridas com tanta paz, que não se pode descrever; como duvidar que não seja esta Vontade de Deus.
Sente-se profundamente grata e comovida: “oh! Como é grande a bondade e a Misericórdia de Deus, que dá a este esqueleto tanta força, provando assim, que a sua força, e somente ela, nos faz realizar coisas contrárias a nossa frágil natureza”.
         “Meu Deus que te poderei oferecer? Quando te ofereço penitências, estas são propriedades Tua, porque são por Ti e feitas com a força que me deste, e, portanto, são frutos de Teus dons”.
Mas é nesta luz de sua miséria que arrebata o AMOR e abre insondável capacidade de doação. Deu-lhe tudo (nada lhe resta) que pode dar ainda, ela que é (um NADA)... Um punhado de pó?
“Somente o Calvário é o Monte Seguro para me deter”




 

 

Origem da FÉ

 

 

23 de janeiro de 2011

“Se tiverdes FÉ, mesmo que seja do tamanho de um grão de mostarda, transportaras montanhas.”
A FÉ é o meu ALÉM de mim mesmo!  Jesus é o autor da FÉ.
O que é a FÉ?  FÉ = fidelidade à Palavra de Deus. Jesus fidelidade às promessas de Deus para os homens.
“Eis a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.
Maria acreditou que a Palavra de Deus, é Palavra de Deus. Por que Maria acreditou?  Porque Maria já esperava pela realização das Promessas de Deus. O Senhor já havia prometido em Isaías. Que o Emanuel, Deus conosco, nascerá de uma Virgem. Quando Deus promete, Ele cumpre. 
A PROMESSA É PALAVRA DE DEUS.
“Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo”.
Jesus começa sua pregação com as Palavras de João Batista.  Jesus sai então para CHAMAR os discípulos- missionários.
Percebemos que Jesus, depois que sai do deserto lança as bases do Projeto de Salvação do homem. “Convertei-vos e crede no Evangelho, o tempo se completou...”   PROMETE , o Reino de Deus, através  da conversão  , e logo, em seguida vai CHAMAR os primeiros discípulos.
Jesus não somente se limita a prometer, ele vai CHAMAR, Ele CUMPRE, porque Ele entende que Ele, que é Palavra de Deus, é Onipotente.  A promessa se cumpre no CHAMADO; a promessa que é a Palavra de Deus chama o homem à conversão e depois ENVIA o homem a MISSÃO.
Foi o que aconteceu quando Jesus iniciou o Projeto de Salvação:
1-    BATISMO no Jordão
2-    Jesus entra no DESERTO
3-    Jesus proclama o REINO DE DEUS- convertei-vos
4-    Jesus CHAMA os discípulos
5-    Os discípulos ESCUTAM- MISSÃO

A força da nossa ESPERANÇA é a força da nossa ORAÇÃO.
A oração é FÉ
A oração é ESPERANÇA
A oração é PROMESSA
 Deus promete com a sua Palavra e cumpre na ESPERANÇA da Ressurreição que é certa. Esperamos o Senhor na FÉ, e na esperança do encontro com Ele, no Mistério de sua Pobreza (reconhecimento de nossas fraquezas), Crucificado em nosso pecado e Ressuscitado na força da Vontade de Deus, em nossos corações arrependidos.

O TEMPO DE DEUS
É o tempo da penitência, da conversão
É o tempo da Misericórdia,
É o tempo do Perdão,
É o tempo da Fé,
É o tempo da Esperança,
É o tempo da Oração,
É o Sacramento do Momento Presente
O Sacramento do Momento Presente é a vivência do Tempo de Deus. Só estou na Presença de Deus, quando vivo o Tempo de Deus, quando vivo no Tempo de Deus e para o Tempo de Deus.
“O TEMPO se completou, o Reino de Deus está próximo, convertei-vos e crede no evangelho.”
Jesus inaugurou um Novo Tempo, o Reino de Deus, e para este Tempo Ele chama todos à CONVERSÃO e a FÉ no Evangelho.
Madre Rosa, viveu esse tempo da misericórdia, da caridade, do perdão, mergulhando com os irmãos na onda viva do Sangue de Cristo: os próximos e os afastados, os transviados e os padecentes, para derramar as torrentes da Divina Misericórdia sobre todos para satisfazer a Divina Justiça e assim arrancá-los da escravidão e conduzi-los pelas vias serenas da Nova Lei.
         “Sua caridade sublimada na dor, foi doação de todo o seu ser na plenitude da imolação: o Cristo Crucificado e N’ele as irmãs, especialmente os padecentes na alma e no corpo”
          Madre Rosa gemerá algumas vezes, mas permanecerá na fornalha Purificadora do Amor.

“A dor é a fornalha purificadora do amor” (autor desconhecido)
O “gozo sem igual” transparecia nela, fazia visível a glória e a beleza do Divino Amor; fazia perceber-nos que dela se aproximava a presença de Deus, que triunfava. Quanto mais ela adquiria consciência do seu nada, enlevava-se totalmente em Deus, punha-se à disposição de todos na renúncia total de si mesma, para servir ao Pai na atitude de humildade de filha (extraído do livro de Madre Rosa)

“No reconhecimento do meu nada, o Senhor realiza maravilhas” Amém!


 

 

O Crucifixo, seu tudo e sua Âncora

 

 

24 de janeiro de 2011

“Madre Rosa vivia na máxima intensidade do amor, do qual era capaz, e associava-se à Obra Redentora de Cristo, no Espírito Santo, para a glória do Pai: a este amor tornava-se realidade no sacrifício, porque tal era o seu respeito à Vontade de Deus”
Madre Rosa, portanto respondeu ao apelo do Pai, a Ele se entregou com ilimitada confiança e total abandono.

“... Investe-me de teus poderes, investe-me, sou tua esposa... É justo que eu seja revestida do teu espírito em toda extensão... E eu, sem trégua, sem repouso e sem preocupar-me de coisa alguma, correrei por toda parte gritando (clamor de Madre Rosa) com a voz que é Tua, penetrando nos corações e os converterei aos Teus pés; não Te peço outra coisa; após as minhas fadigas, repouso e alegria que desejo é de possuir-Te...”
Tu o sabes, nem mundo, nem o paraíso. Quero somente estreitar-Te nos meus braços. (comentário)

Deixar que Deus se servisse dela, sempre e a cada momento, aceitar o seu ritmo dia a dia, enveredar pelos caminhos indicados por Ele, para  conduzir  filhos ao Pai, para desperta-los à FÉ, à confiança,  ao amor,  a alegria, para apressar a chegada de seu Reino que é o Reino de Cristo.    Eis a Missão.
Bem compreendeu toda a sua inderrogável importância. Não é possível ser filho do Pai, sem serem irmãos dos outros filhos.  Deu-se a todos os outros irmãos, impulsionada pela emoção do Espírito Santo, porque em todo irmão via Cristo. Cristo pobre, o pobre por excelência, que assumindo a natureza humana, tomou a si o peso do único mal, da substancial indulgência humana, o pecado. Revestiu-se de toda fraqueza, de toda dor humana, fez-se em tudo semelhante a seus irmãos, porque o Pai assim quis, e Ele, aberto ao amor do Pai só pode querer a SUA VONTADE. Por isso, fez-se homem, fez-se sofredor, homem das dores, fraco, escarnecido, impotente.
Madre Rosa revive todo Mistério de Cristo; contemplou-O no SEIO do Pai, procurou-O nos seus irmãos. Madre Rosa, seguindo docilmente os atrativos da Graça, FORMULA UM PLANO DE VIDA, que submete a seu diretor espiritual e o segue fielmente: ORAÇÃO, MORTIFICAÇÃO, APOSTOLADO CARITATIVO- ASSISTENCIAL.
 Oração intensíssima, prolongada por várias horas do dia e da noite, mortificações inauditas, dedicação generosa e total aos menores necessitados, com caridade exemplarmente evangélica.
Havia pedido a seu CRUCIFIXO que a consumasse através de suas CHAGAS para APRENDER a bem AGIR, REZAR, MEDITAR sempre na sua Presença. Toda a sua vida, ainda as menores ações deviam ser inspiradas e dirigidas por Ele.        “Oh! Meu Senhor e Mestre, sem a tua guia não poderei viver, nem fazer algo de bom.” E foi OUVIDA. Cristo tornou-se seu guia em tudo e para TUDO.
“O seu crucifixo era para ela a âncora nas tempestades de que era assaltada. Numa palavra, ERA O SEU TUDO”.
DOR X AMOR
Madre Rosa ensina que a DOR é Fonte de Vida Plena e de ESPERANÇA, que opera amor e serviço e tem como Bandeira A CARIDADE.
O AMOR É O ALÉM DA DOR..!!!
O que quer dizer amar o Crucificado?   O Crucificado é a maior prova de AMOR pelo homem, morreu para nos redimir.  O AMOR É O FRUTO DA DOR.
A dor é  tronco da árvore da vida = cruz
A DOR RESSUSCITA O AMOR.
            Foi pregado na cruz que Jesus deu a maior prova de amor pelo homem:
“Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem”.
Jesus, o perdão do Pai, ANTES do seu último suspiro, deu seu grito de misericórdia em favor dos homens, em favor de sua REDENÇÃO.
A DOR ressuscita o Amor de Deus, que está adormecido nas profundezas do coração humano.
         Madre Rosa, compreendeu bem a dimensão do abismo onde se encontrava esse Amor de Deus, esperando que o homem chegue até lá para ressuscitar da morte letárgica, em que se encontra, e emergir com o Crucificado para a superfície da libertação.

Testemunho de Madre Rosa


A respeito de um negócio relativo à sua obra que a deixava perplexa por quanto não andava bem, pressentia qualquer coisa, ainda que aparentemente, tudo parecia normal: “não se via coisa alguma que pudesse prejudicar...
Que fez? Atirei-me como uma criança nos Braços de Meu Eterno Pai e lhe disse: “NADA SEI, FALA, AGE, eu seguirei sempre teus ditames!..assim permanecia toda no Meu Deus” na certeza de que Ele a guiava assim como a sua Obra, e a grande família que lhe confiava.
“O ETERNO PAI, MEU TUDO, TINHA A SUA DESTRA ESTENDIDA SOBRE A MINHA CABEÇA.”

DIANTE DA PROVIDÊNCIA DIVINA MADRE ROSA SE SENTIA ANIQUILADA, UM NADA.
Madre Rosa abandonou-se ao Seu Crucificado: “Jesus, Vida de minha vida, razão de meu viver!”
Ainda diz ao Seu Bem: “Sou infame, mas És o meu Senhor. Faze e destrói na tua serva o que apraz”;( o vaso novo).
Não sinto mais preferências; possuo-Te e somente por Ti vivo, para morrer em Ti!  (memórias 213)
Cristo atende  seu pedido purificando-a em seu Sangue e fala : “entrar na amorosa caverna do eu peito”.  Aí, Rosa aprenderá que   “NÃO BASTA MEDITAR OS SOFRIMENTOS DE JESUS, MAS DEVE EXPERIMENTAR AS SUAS DORES E ESTE PADECIMENTO; deve sorver com serenidade, prazer e amor.   Se assim fizer viverá para sempre nessa caverna amorosa do coração” . Aprenderá que é uma presunção Clamar Cristo, Meu Amado Esposo e fugir do cálice. Doravante a tua espera não terá outro desejo que não o de padecer, fazendo quanto apraz a ti e ao Pai.











 

 

Conversão de São Paulo

 

 

25 de janeiro de 2011

Encontro com Jesus.
Ficou cego com a Luz de Jesus.
Recebeu a cura, escamas saíam de seus olhos.
Foi para o DESERTO.
Anuncia Jesus com a força do Espírito Santo.

1-    Encontro--------------------------------------------------------------------------MISTÉRIO
2-    Batismo ( cego)---------------------------------------------------VONTADE DE DEUS
3-    Luz-Cura----------------------------------------------------------------- MISERICÓRDIA
4-    Deserto----------------------------------------------------------------------PURIFICAÇÃO
5-    Anuncia------------------------------------------------------------------------------MISSÃO

O que é Missão?
É UM CHAMADO DE DEUS.   
É um chamado particular.                  
Deus Chama, e o homem deve responder...
A resposta deve ser VIVA e autêntica, de TODO coração, porque o Pai quando CHAMA, é porque chegou a HORA de transformar a criatura pecadora em FILHO DE DEUS.

DOR QUE SE OFERECE; DOR EXPIATÓRIA; AMOR MISERICORDIOSO
.


Anexos



Em 19 de maio de 1995, Pádua escreveu sobre os seus trinta anos de vida espiritual e entregou a seus familiares :