"Também vós leigos podeis viver a espiritualidade das Filhas de Sant'Ana; ser os cem braços e chegar lá onde as Filhas não podem chegar" Intuição de Rita de Maggio - 09 de dezembro de 1981


Memórias de Madre Rosa

MEMÓRIAS DE MADRE ROSA

 (O número entre parênteses indica a página e § indica o parágrafo).

  1. “Oh, por quê todos não te amam Vede, ó meu Bem! a sede ardente que eu tenho de salvar as almas! (395).

  1. “Amor meu, quem não te ama? Todos devem amar-te! Por que não te conhecem? senão, como poso fazer para poder obtê-lo? Dize-me meu caro Amor ...”(250 § 120).

  1. “Oh, se os meus ossos pudessem ser úteis, consumando-se todos, a tal ponto de fazer com que as criaturas te amem! Como posso fazer eu mesquinha criatura?” (514 § 138 b).

  1. “Oh, tu que és o meu Paraíso, como posso fazer para fazer conhecer de todo o mudo! oh, quantos existem que não  te conhecem e aqueles que te conheceram fogem de ti porque não te viram. EU GOSTARIA DE CORRER POR TODA PARTE E GRITAR FORTE QUE TODOS VENHA A AMAR-TE” (p. 93 do Livro ANO 1857-1866..,p 108 § 30).

  1. “ Oh, Amor meu, como posso eu jamais silenciar sem fazer-te conhecer e amar por todos?” (245).

  1. “Oh, almas todas, vinde, oh, amai a Jesus, não o ofendais! Pelo amor que tendes às criaturas, ensina-me como devo fazer para fazer-te conhecer por todos. Devorava-me um fogo tão veemente que não podia resistir: teria corrido por todas os caminhos A GRITAR que amassem Jesus. Joguei-me com o rosto por terra e forte pedia ao eterno Pai que me fizesse morrer mártir para salvar as almas por Ele redimidas” (153 §119).

  1. “Quanto é doce! Ah, [se] todo o mundo viesse comigo a amar a Jesus! E se para obter isto devesse dar todo o meu sangue [gota] a gota e cada uma destas me devesse custar uma agonia, ah, sim que chegarei a beber para começar e poder chegar a saciar o meu ardor: Oh, Amor meu.” (511§ 133).

  1. “Oh! amai só o meu Deus, criaturas que procurai o bem! n’Ele só está tudo e fora d’Ele tudo é lama” (307).

  1. “Oh, se todos o conhecessem, certo que desejariam isto para ter o verdadeiro bem que é o amor de Deus! Oh doce e dileto Amor meu, tu ó  és o único Bem! Oh, vinde todos e amai o único Bem, o Mor Jesus” (592).

  1. “Tomou-me um forte pensamento do terrível inferno e das pobres almas que ali vão, sem mais esperança de sair... colocou-se dentro de mim uma ardente vontade que eu não podia frear, de andar pelos caminhos, prender todos e dizer-lhes que se convertam!” (156).

  1. “Amor meu! Grande mistério, oh, pudesse obter de fazer-te conhecer por todo o mundo! Tu, se si pode dizer, és louco pelo homem, e esse? Ai de mim! Uma voz que me diz: ─ Sim, eu o amo bastante, mas não sou correspondido.
Oh, Espírito santificador, Essência divina, que sempre pronta estás para derramar-te nos corações ingratos dos homens, como espira de tão precioso néctar uma só gota para que o homem chegue a saborear! Oh! doçura sem par! Oh, quem chega a provar e  possuir esta Essência divina, certo que tudo aquilo que é de terreno não lhe serve senão que a tédio! ...oh, fortaleza das almas amantes e de quem em ti e por ti vive” (1864... 192).

12.”Oh Amor meu, como me sinto arder do desejo de fazer-te conhecer e amar por todos! Seja bendito por todas as línguas o teu nome, meu Deus!”(237).

13“Oh Amor dulcíssimo, como posso fazer para amar-te e fazer-te amar?” (472).

14 “Se pudesse exprimir aquilo que provo quando sinto um pecador obstinado, ao pensar que está em perigo de se condenar! Ah, dor incomparável! O pensar que não verá nunca mais aquele que forma todas as delícias do céu e da terra... Sim, meu Bem, também cá embaixo QUANDO A TI SE POSSUI SE É FELIZ TAMBÉM NESTE VALE DE LÁGRIMAS; nada mais se pode desejar. Ah criaturas, por que fugis e, para dar-vos a tão baixas e momentâneas coisas desta baixa terra, deixai um, tesouro infinito! COMO FAZER-TE CONHECER MEU BEM? COMO CONVERTER ASSIM TANTAS ALMAS ASSIM TANTAS ALMAS QUE NO DIA DE HOJE NÃO ACREDITAM? Se fosse necessário mil das minhas veias e que consumá-las devesse a gotas, ah sim a lento fogo me queimarei lentamente para obter isto...” (508 § 124).

15 “ Oh Amor, que posso fazer para fazer-te amar!” (562 §127)

16 “Ah pobres almas, aquelas desgraçadas que não conhecem o meu Bem! Sinto em mim, por isto, uma nova ousadia, um que de dilacerante por não poder convertê-las todas e fazê-las conhecer Deus; N’ELE SÓ PODERIAM TER TODA SORTE DE FELICIDADE” (687/ 688 §341).

17. “Oh, se pudesse fazer de modo que o meu sangue todo se consumasse pelos pecadores e [eles] pudesses provar o teu amor, meu caro Salvador!” (697 §60).

18. “Dize-me, meu dulcíssimo Amor, como posso eu fazer-te conhecer por todo o mundo! Que pena não é esta!”(712 § 108)

19. “...se os homens te conhecessem, deixariam tudo...” (114§44).

20. “Ah, Amor meu, faze de tal modo que todos sejam providos de fé e luz para ver-te, Amor meu!” (195§ 6)

21. “Oh! mundo, que tão pouco conheces esta linguagem, a tua moral é bem diferente daquela de Deus! Tu admites a conservação do corpo... Eu digo a verdade, me faz compaixão esta gente do mundo porque pobrezinha, ela não saber sequer que existam estas consolações e digo que podem existir. Ah infelizes, que vos apegais a um pedaço de  coisa que deve terminar, QUANDO TENDES UMA ALMA QUE VOS DARÁ, SE SOUBERDES ENRIQUECE-LA, O GÁUDIO ETERNO!” (362 § 25)

22. “Quero gritar em todas as partes do mundo até que todos te amem; infelizmente existem pessoas que não te conhecem e não te querem amar. Oh, por que não provam aquilo que provo eu, oh, então sim que te amariam! Ah, sugere-me como devo fazer para que todos te amem! Sofro demais, principalmente por aqueles dois pecadores que são tão obstinados. Que pena!... Maria, ah, converte-os que próprio sofro! Sinto em mim uma forte dor no pensar que são obstinados, ah, meu Deus como terminarão? Tem piedade destas almas e não esquecer as orações que por tantos anos aquela mãe fez e chorou a sua dor. Seja aquilo que te mova a piedade e se convertam!” (674, §101-102).

23. E os pobres pecadores? Oh, como me fazem pena quando penso nisto e por isto o que será deles ! É terrível este pensamento: ver o mal e não poder induzir a deixá-lo; chegar a fazer-lhes compreender que há um Deus Sumo Bem e que só n’Ele existe a verdadeira felicidade nesta vida de amarguras e mais de toda coisa na eternidade que não transige: ou penas ou gáudio (999§161.b).

24. Pobres almas, como não sentir-se esmorecer com esta reflexão ! Se pudessem chegar a te conhecer, Amor meu, o temor da eternidade não lhes faria se tornar todas solícitas para ter a sorte de estar contigo, chegar a ver-te a face sem véu e comprazer-se em ti que formas toda doçura e felicidade? (1000 §162).

25. Portanto, privadas para sempre da tua presença, ai de mim, pobres almas! Como, Amor meu, poder fazer-lhes entender isto? Ao vê-las é tal a dor... pensando em como poderei conseguir embora compreenda de ser um instrumento inútil e bom para nada. Todaia é forte o desejo, ânsia que me consuma e me agita e a vontade de poder com orações e ações, roubar ao menos qualquer alma àquele horrendo monstro do inferno”(1000§163).
   
26. Sempre me ficou diante da mente e compreendo quanto grande são. Amor meu, as tuas graças. Verdadeiramente o pensamento da cegueira dos pobres pecadores é algo de doloroso e penoso. Eles estão perfeita e horrivelmente na escuridão, e na lama da terra procuram felicidade. E onde está esta? Como pode encontrar-se? TU ÉS A FELICIDADE, O TUDO QUE PODE SATISFAZER O NOSSO AMOR. Portanto, meu Bem, por estas criaturas O que posso eu fazer?
Quantas vezes lh’o pergunto! Em certos momentos me parece que terei a sorte de converter todos, ao menos aqueles que comigo falam e que o meu Bem me dará verdadeiramente a graça da conversão dos pecadores.
Mas! e eu, horror, não sou pior de todos os pecadores?
Oh Amor meu, seja sempre para mim de conforto todo e qualquer desejo teu, Amor meu” (965§334).                   

27. “...Ora me parecia que pedisse a salvação do pecador e o via assim tão aflito... Oh, como  sentia dor!”(Ano de 1864, 288, §63).

28. Depois de mil palavras e afetos que duraram um bom pedaço de tempo. Passei à meditação sobre o monte. Oh, quanta tortura provei pelo homem ingrato! E me pus a considerar e a fazer protestos pelos meus ofensores com vivas promessas de fazer bem ao próximo, quanto podia e com todas as minhas forças também em meio aos mais cruéis sofrimentos. Sempre me teria estudado de aliviar e procurar a conversão do pobre pecador, o seu amor pelo ingrato homem e o seu sofrimento pela salvação do mesmo. Assim me sentia impulsionada a fazer votos e firmes promessas de dar-me toda pelo pobre pecador enquanto em mim um fogo ardia mais que nunca. Sim, toda me consumarei pelo pecador e se conseguir salvar alguém o levarei aos pés do Amor meu” (Ano 1864...292§ 101/102).

29. “Procurava cada dia de estudar novos dispositivos de penitências para fazer sempre mais de maneira que o meu Bem as aceitasse pela conversão dos pobres pecadores” (1864...302§160).

30. “Desde quando o meu Diretor é Deus, o Ser que por mim vive, o dia 10 de Maio de 1872 me fez ouvir como queria que lhe oferecesse três penitências.
Foi-me bastante grato o ver como ele tinha disposto: o jejum pela conversão dos pecadores, o comer ervas pela providência do Instituto, as correntes que por tantos anos trago para que, acorrentada unida ao seu coração, no seu amor, eu posa consumar” (323 §262/27).

31. “...Eis, meu Deus, a tua vítima que se une a Jesus, teu Filho para ser imolada sobre o altar, no cálice sanguinolento que a ti se oferece vítima de expiação pelos pecadores” (155 §124).

32. “Sempre com o pensamento do deserto, onde o meu Dileto orava pelos pecadores. Supliquei-o que oferecesse também toda a mim mesma ao Eterno Pai em expiação e que me concedesse de sofrer todas as suas penas” (1864...124 § 84).

32. “A disciplina desta noite é para mim de grande conforto, é por dois pecadores dos quais desejo a conversão: Oh, Amor meu, aceita o meu sangue, concede-me de ver convertidos aqueles dois pecadores!” (824 §14).

33. Só a força de Deus te governa, porque tu és és o Filho de Deus e Deus mesmo por divindade. Oh, criaturas, não vos basta ewste abandonar o pecado e correr a servir, adorar e amar a Deus” (1864...290 §88.b./89).

34. “...A pobre alma parecia que me dissesse:
─ Vou-me condenar. E não saber o que fazer para lhe levantar além de rezar, as minhas poucas penitências ofereci ao meu Bem a fim de que tocada pela sua graça se convertesse... Oh se o meu Bem aceitar tudo isto que lhe oferecerei, sim, espero a conversão” (742§108).

35. “... provava uma atmosfera de Paraíso. Agora voltando a mim mesma, chorava pelos pecadores e por mim que sou a pior de todos” (208§ 32).

36. “ EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA” (Jo 14, 6).

37. “...DEUS CONCEDEU QUE SE CONVERTAM PARA QUE TENHAM A VIDA” (Atos 11, 18).

38. “EU VIM PARA QUE TENHAM A VIDA A VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA (João 10, 10).

N.B. As duas últimas citações são da liturgia de hoje 4 de abril 2006 – segunda - feira da IV semana da Páscoa – Plena confirmação.