"Também vós leigos podeis viver a espiritualidade das Filhas de Sant'Ana; ser os cem braços e chegar lá onde as Filhas não podem chegar" Intuição de Rita de Maggio - 09 de dezembro de 1981


sábado, 11 de dezembro de 2021

Tríduo do Movimento da Esperança


Os grupos do Movimento da Esperança do Brasil realizaram, nos dias 06, 07 e 08 de dezembro o Tríduo em comemoração aos 40 anos de história do Movimento da Esperança na Igreja. O evento foi virtual e contou com a ilustre participação de Rita di Maggio, das irmãs Filhas de Sant'Ana e de membros do Movimento do Rio de Janeiro, Pará, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Programação:
Dia 06/12/2021 o tema foi "A origem e história do Movimento da Esperança", ficou na responsabilidade dos grupos do estado de Pernambuco.
Dia 07/12/2021 o tema foi "O carisma e espiritualidade do Movimento da Esperança", e a condução da celebração ficou por conta dos grupos da província Norte.
Dia 08/12/2021 o tema foi "A realidade e os desafios do Movimento da Esperança na atualidade" a celebração foi conduzida pela delegação do Rio de Janeiro.  

 

domingo, 14 de novembro de 2021

Celebração da palavra - Vila de Fátima





O grupo do Movimento da Esperança de Vila de Fátima - Extremoz, junto com a irmãs Filhas de Sant'Ana  Ana Rosa e Célia, realizaram a celebração da palavra na manhã deste domingo. Após a celebração foi servido um delicioso café da manhã. 

 

sábado, 13 de novembro de 2021

Breve história do Movimento da Esperança no Maristella - Introdução

    No livro, “Madre Rosa não amou por brincadeira” (1981), encontramos alguns relatos sobre a importância que a Madre dava ao registro das memórias da Congregação e a comunicação com as irmãs que se encontravam em outras cidades da Itália ou em cidades localizadas em outros países. 
    BARRA (1971, p. 87) enfatiza que “A correspondência será por toda vida um dos seus cuidados. A carta nos faz presentes àqueles que amamos e dos quais estamos distantes”. Em outro trecho, BARRA (1971, p. 58) afirma que “Madre Rosa era convicta de que o livro pode ser veículo de graça”. Enquanto a Madre escrevia muitas cartas para as irmãs, Pádua, nosso coordenador provincial, nos enviava vários e-mails com o objetivo de nos manter informado com as notícias do Movimento e principalmente nos animar diante as adversidades da vida. 
    Particularmente, sempre tivemos a preocupação com o registro e a preservação da história do Movimento da Esperança. A primeira ideia de registrar as atividades dos grupos surgiu com a produção de um blog, que virou realidade e está no ar desde 30 de novembro de 2011. Como neste ano de 2021, estamos celebrando os 40 anos do Movimento da Esperança e 32 anos do grupo do Centro Educacional Maristella, resolvemos escrever uma breve história do grupo desta, que foi por 66 anos, importante e tradicional escola de Natal. O ano jubilar, aliado ao encerramento das atividades da escola em 2018, tornam essas datas marcantes e assim merecem um registro especial. 
    Com essa ideia definida, buscamos informações com os irmãos, irmãs do grupo e com as irmãs Filhas de Sant’Ana. A jornada não foi fácil, pois encontramos poucos registros dos primeiros anos de atuação do grupo. Sendo assim, o blog do Movimento serviu como principal fonte de informação para a produção do livro. 
    Este livro representa um registro histórico dos encontros formativos, retiros espirituais, celebrações e eventos do grupo do Movimento da Esperança do Centro Educacional Maristella.

Souza Filho, Jaime Seguie. Movimento daEsperança: breve história do movimento da Esperança no Maristella - Natal: Cactus Editora, 2021.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Testemunho sobre o Movimento da Esperança no Maristella - Irmã Graça Silva

“No Maristella, naquele tempo, por volta do ano de 1984, mais ou menos, eu era professora de religião, e pedia aos professores que passassem as atividades. Eu orientava os alunos e íamos para sala da pastoral, onde tínhamos os livros de M. Rosa e a bíblia. Então começamos a fazer estudo bíblico, conhecer a bíblia, a palavra de Deus e os livros de M. Rosa. Éramos “Amigos de M. Rosa”. Em 04 de outubro, dia de São Francisco, foi instituído o movimento da esperança, que já vinha de Roma. Com os estudos e com o estatuto, começaram os trabalhos. Foi feita uma eleição, onde Professor Jaime foi eleito coordenador, e eu fiquei animando. Depois tivemos a parte prática, onde cada professor podia falar na sua sala sobre M. Rosa. Fizemos alguns cartazes com as frases de M. Rosa para divulgação do movimento e em seguida o trabalho com os próprios membros. Estudávamos e colocávamos em prática. Foi um pouco dificultoso por causa do tempo. Tivemos algumas ações solidárias como o sopão. Arrecadamos as verduras com os alunos, os professores cortavam e nós preparávamos, depois o próprio movimento passou a buscar as pessoas na rua para distribuir; aí já era o Movimento da Esperança. Nesse momento passamos a ter as reuniões nas casas dos membros: Carminha, Arlian, entre outros, onde cada um contava as suas experiências, e de 15 em 15 dias tinha os encontros. Durante a semana dedicávamos um dia para nos encontrarmos e estudar. Os encontros aconteciam na sala da pastoral no colégio Maristella. Para ter uma culminância maior, foi escolhido um funcionário para ajudarmos, que não tinha casa. Fizemos então, o slogan “A oração na ação”, e também implementamos o doar-se, um dos ensinamentos de M. Rosa. Passamos a construir nós mesmos a casa, cada um ajudando, carregando tijolos e telhas, e com um mês a casa já estava pronta, contando com um terraço, uma sala, dois quartos, cozinha e banheiro, tudo bem organizado. Lembro-me que foi um momento muito rico para nós, e não esqueço, está no meu coração e na minha mente tudo aquilo que vivenciamos e que foram bem significativos. 
    O grupo vai continuar! Pois foi enraizado na palavra de Deus e M. Rosa, e são essas raízes que estão sustentando o grupo. Isso é importante porque é Deus quem sustenta essa árvore; são as raízes profundas que jamais irão se acabar. Quando é de Deus não se acaba, e o esforço de cada um é importantíssimo de querer o melhor possível. A comunicação no movimento da esperança é muito boa, mas pode melhorar cada vez mais, nos estudos, nas experiências, nos encontrões. Gilberto, Jaime e Judite estão à frente, mas pode continuar se fortificando e aprofundando mais. Gostaria muito de participar, mas infelizmente participo de longe, e acompanho de perto. Em algum momento queriam me tirar do movimento, mas reivindiquei para ficar, pois o movimento está dentro de mim, e meu objetivo de voltar ao Maristella era de continuar o Movimento da Esperança. Sendo assim, eu agradeço por essa oportunidade, e estou aqui a qualquer momento que precisarem de algo. Um beijo no coração de cada um, pelos lábios de Maria. Que Nossa Senhora, Sant’Ana e M. Rosa estejam sempre ao lado de vocês. Deus os abençoem para sempre e os anjos da guarda os guardem, seja na frente, seja atrás, seja de lado, para guiar, para conduzir e para proteger vocês de todos os males. Amém! Assim seja!” 

Souza Filho, Jaime Seguie. Movimento daEsperança: breve história do movimento da Esperança no Maristella - Natal: Cactus Editora, 2021.

domingo, 31 de outubro de 2021

Programação para as celebrações dos 40 anos do Movimento


Hoje, domingo dia 31 de outubro, as equipes provinciais do Brasil se reuniram para planejar a programação das celebrações dos 40 anos do Movimento da Esperança. Este ano fomos rezar um tríduo na intenção dos grupos espalhados pelo mundo.

 Tríduo

·         1º dia – 06/12/2021 – Grupos de Recife

·         2º dia – 07/12/2021 – Grupos da Província Norte

·         3º dia – 08/12/2021 – Grupos da Província Sul

·         Aniversário – dia 09/12/2021 – Missa na capela de São Vicente – transmissão via YouTube.


Encontro em Estivas - Extremoz


No sábado dia 23 de outubro de 2021, os grupos do Rio Grande do Norte se reuniram no distrito de Estivas, localizado no município de Extremoz para organizar a programação da celebração dos 40 anos do Movimento da Esperança no mundo.

 

domingo, 25 de julho de 2021

25/07/2021 - 9º Dia da novena de Sant’Ana


25/07/2021 - 9º Dia da novena de Sant’Ana – Ó gloriosa e bendita Sant’Ana, Mãe da Imaculada, que viveste santamente servindo a Deus na tua família, faze que vivamos santamente até o final da nossa vida, para que possamos gozar para sempre a visão de Deus, nosso único bem, e enquanto somos ainda peregrinos nesta terra, alcança-nos de Deus as graças que te pedimos.

 


sábado, 24 de julho de 2021

24/07/2021 - 8º Dia da novena de Sant’Ana


24/07/2021 - 8º Dia da novena de Sant’Ana – Ó gloriosa e bendita Sant’Ana, Mãe da Imaculada, ajuda-nos a viver em atitude de adoração, de louvor e de agradecimento a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que nos ama e que governa a nossa vida.

 

23/07/2021 - 7º Dia da novena de Sant’Ana


 23/07/2021 - 7º Dia da novena de Sant’Ana – Ó gloriosa e bendita Sant’Ana, Mãe da Imaculada, faze que seguindo teu exemplo acolhamos o amor misericordioso do Pai na nossa vida, e nos tornemos misericordiosos para com os nossos irmãos.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

22/07/2021 - 6º Dia da novena de Sant’Ana

 


22/07/2021 - 6º Dia da novena de Sant’Ana – Ó gloriosa e bendita Sant’Ana, Mãe da Imaculada, ensina-nos a atender ao convite de Jesus: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”, e ajuda-nos a colocar os dons recebidos do Pai a serviço dos irmãos.


quarta-feira, 21 de julho de 2021

21/07/2021 - 5º Dia da novena de Sant’Ana



21/07/2021 - 5º Dia da novena de Sant’Ana – Ó gloriosa e bendita Sant’Ana, Mãe da Imaculada, que esperaste o cumprimento da salvação, faze que em todas as nossas ações e em todas as circunstâncias de nossa vida, saibamos descobrir o plano da salvação que o nosso Deus e Pai quer realizar, e faze que o cumpramos com amor.


 

terça-feira, 20 de julho de 2021

20/07/2021 - 4º Dia da novena de Sant’Ana


20/07/2021 - 4º Dia da novena de Sant’Ana – Ó gloriosa e bendita Sant’Ana, Mãe da Imaculada, obtém-nos de viver amorosamente abertos à verdade de nosso Deus que nos enriquece com a sua sabedoria e se compraz em revelar os seus segredos aos simples.

 


 

19/07/2021 - 3º Dia da novena de Sant’Ana


19/07/2021 - 3º Dia da novena de Sant’Ana – Ó gloriosa e bendita Sant’Ana, Mãe da Imaculada, que meditaste e rezaste a Sagrada Escritura, faze com que vivamos na escuta amorosa da Palavra de Deus, e, como Maria, a conservemos no nosso coração para que possamos cumprir aquilo que Lhe apraz.


 

domingo, 18 de julho de 2021

18/07/2021 - 2º Dia da novena de Sant’Ana


Ó gloriosa e bendita Sant’Ana, Mãe da Imaculada, que esperaste e preparaste com fé e com amor a vinda do Senhor, obtém também para nós, que esperamos o seu retorno glorioso, de viver no Senhor com abertura confiante, com fé viva e operante na caridade.

 

17/07/2021 - 1º Dia da novena de Sant’Ana

Ó gloriosa e bendita Sant’Ana, que recebeste a graça de ter como Filha Maria Imaculada, faze que a amemos com Mãe e a sigamos como modelo da Igreja, vivendo com empenho e coerência a nossa consagração batismal.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

3º dia - A mulher em quem deves confiar

 


A MULHER EM QUEM DEVES CONFIAR

05/05/2021

 

u  COMENTÁRIO: Maria possui todas as graças, pois com ela está o Autor das graças: Jesus. Em Maria, Rosa colocou toda a sua confiança no momento da dor, tinha recebido do Senhor a ordem de deixar tudo e seguir o caminho que ele indicava: seus filhos. Neste momento em diante Rosa nunca mais ficou sem invocá-la. Em tudo ela pedia sua proteção.

u  CANTO MARIANO

u  Ler no livro Fisionomia Espiritual de Rosa Gattorno – páginas 231 a 235

u  Evangelho do dia: Jo 15, 1-8

u  Reflexão: O que existe em mim que lembra as virtudes da Santa Mãe? E o que existe e precisa ser mudado ou abolido?

u  Prece: Senhor, pedimos pelo fim da pandemia. Inspire a todos nós, aos profissionais da saúde, aos cientistas e aos governantes para que assumamos as medidas necessárias para pôr fim à disseminação da doença.

u  Pai Nosso e 3 Ave Maria

ORAÇÃO FINAL

Oh! dulcíssimo Jesus que do alto da Cruz quiseste atrair todos a Vós pela ardentíssima caridade com enriquecestes o coração da Beata Ana Rosa Gattorno e pelo zelo com que ela vos consagrou seu Instituto, nós vos pedimos a glorificação desta vossa esposa na terra assim como já a premiaste no céu e, pela sua poderosa intercessão, concedei-nos as graças que vos pedimos. Assim seja.

Sagrado Coração de Jesus; eu tenho confiança em Vós.

JACULATÓRIA 

Seja bendita a gloriosa nossa Mãe Sant’Ana Mãe de Maria Imaculada!

Sempre seja bendita!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo / Como era no princípio, agora e sempre.

Ó gloriosa Nossa Mãe Sant’Ana.

Fazei-nos devotos de Maria Imaculada vossa filha.


terça-feira, 4 de maio de 2021

2º dia - Com Maria, Mãe da Graça e da Misericórdia


COM MARIA, MÃE DA GRAÇA E DA MISERICÓRDIA

DIA 04/05/2021

 

COMENTÁRIO: Madre Rosa na sua experiência mística experimentou do Dom da presença de Maria Mãe da Graça e da Misericórdia, que revelou a sua função em relação à Igreja e a toda a humanidade. Rosa guardou com amor a presença da Mãe da Graça e da Misericórdia, não só no seu coração, nas também na imagem. Dela recebeu todas as graças e sua companhia materna na obra. Maria não abandona

Livro o Dom de Deus, pag. 145 – 146

Evangelho do dia: Jo 14, 27–31

Reflexão: Sinto o amor materno de Maria que me protege e me ajuda a fazer experiência do seu Filho Jesus, na minha vida como membro do Movimento da Esperança?

Prece: Senhor, pedimos pelos/as cientistas do mundo todo, que se dedicam a pesquisar as soluções médicas para a pandemia e aos governantes, responsáveis por medidas de contenção da crise. Inspira-lhes com o espírito de sabedoria, ânimo e senso de responsabilidade pública.

Pai Nosso e 3 Ave Maria

ORAÇÃO FINAL

Oh! dulcíssimo Jesus que do alto da Cruz quiseste atrair todos a Vós pela ardentíssima caridade com  que enriquecestes o coração da Beata Ana Rosa Gattorno e pelo zelo com que ela vos consagrou seu Instituto, nós vos pedimos a glorificação desta vossa esposa na terra assim como já a premiaste no céu e, pela sua poderosa intercessão, concedei-nos as graças que vos pedimos. Assim seja.

Sagrado Coração de Jesus; eu tenho confiança em Vós.

JACULATÓRIA

Seja bendita a gloriosa nossa Mãe Sant’Ana Mãe de Maria Imaculada!

Sempre seja bendita!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo / Como era no princípio, agora e sempre.

Ó gloriosa Nossa Mãe Sant’Ana.

Fazei-nos devotos de Maria Imaculada vossa filha.


 

segunda-feira, 3 de maio de 2021

1º dia - Maria na vida de Rosa Gattorno


MARIA NA VIDA DE ROSA GATTORNO

03/05/2021

 

u  HINO: Imaculada

u  COMENTÁRIO: Maria não abandona Rosa, até no extremo instante de sua vida. A sua última saudação é para Maria Mãe da Graça e da Misericórdia. A graça e a misericórdia de Deus, mediada por Maria a envolve durante toda a vida. É para ela experiência, enquanto para os outros, é objeto de fé. Não somente única e indefectível é a dignidade desta maternidade na história do gênero humano, mas única também é a participação de Maria no desígnio divino do Salvador do homem, através do mistério da redenção. O eterno amor do Pai se aproxima de cada um de nós por meio de Maria.

u  CANTO: A escolha

u  Ler no livro Dom de Deus a Rosa Gattorno – cap. XIV pág. 135 e 136.

u  Evangelho do dia: Jo 14, 6-14

u  Reflexão: Como vivo a minha relação com Maria?

u  Prece: Senhor, pedimos por todas as pessoas que estão cuidando dos doentes em casa, para que possam ser sinal de sua misericórdia e sejam fortalecidas por seu Espírito de ânimo e esperança.

 

Pai Nosso e 3 Ave Maria 

ORAÇÃO FINAL 

Oh! dulcíssimo Jesus que do alto da Cruz quiseste atrair todos a Vós pela ardentíssima caridade com enriquecestes o coração da Beata Ana Rosa Gattorno e pelo zelo com que ela vos consagrou seu Instituto, nós vos pedimos a glorificação desta vossa esposa na terra assim como já a premiaste no céu e, pela sua poderosa intercessão, concedei-nos as graças que vos pedimos. Assim seja.

Sagrado Coração de Jesus; eu tenho confiança em Vós.

JACULATÓRIA 

Seja bendita a gloriosa nossa Mãe Sant’Ana Mãe de Maria Imaculada!

Sempre seja bendita!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo / Como era no princípio, agora e sempre. 

Ó gloriosa Nossa Mãe Sant’Ana.

Fazei-nos devotos de Maria Imaculada vossa filha.


 

domingo, 28 de março de 2021

Encontro das Equipes Provinciais do Brasil


Com o objetivo de planejar o Retiro Anual dos responsáveis, as Equipes Provinciais do Movimento da Esperança do Brasil se reuniram virtualmente na tarde desse domingo. Participaram do encontro, Gilberto (Carpina-PE), Aline e Iraja (Recife-PE), Jaime (Natal-RN), Cristina, Cláudia e Irmã Maria Gomes (Rio de Janeiro-RJ) e nossa coordenadora geral Rita di Maggio direto de Roma.

 

domingo, 14 de março de 2021

RIFA - CAMISA E ESTATUTO




 Queridos (as), a paz de Cristo!

Estamos nos organizando na intenção de angariar fundos para adquirir os equipamentos necessários na transmissão das nossas lives, encontrões e de outros projetos. Como primeira iniciativa vamos rifar uma camisa com estampa da imagem da Madonina – Maria Mãe da Graça e da Misericórdia e um exemplar do nosso Estatuto. A rifa será no valor de R$ 5,00, serão 40 números (40 anos do Movimento). Quem desejar participar é só escolher um ou mais números do 1 ao 40.

Abraço fraterno!!!

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Campanha da Fraternidade 2021


Objetivo geral da CFE 2021

  • Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

https://campanhas.cnbb.org.br/sobre-a-campanha-da-fraternidade-2021.html
 

domingo, 31 de janeiro de 2021

Pe. Giovanni Batista Tornatore


Pe. Giovanni Batista Tornatore

Madre Rosa descobriu no Pe. Giovanni Batista Tornatore, sacerdote da Missão, conhecido em Piacenza pela sua doutrina e a sua vida ascética, o homem que lhe fora mandado pela Providência para aconselhá-la naqueles primeiros passos do Instituto e também nas perplexidades do seu espírito. O papel que teve na orientação da fundação é considerado, como cofundador da Congregação das Filhas de Sant'Ana.
Padre Tornatore nasceu no dia 11 de abril de 1820 em uma vila italiana chamada de Dolceacqua, ordenado sacerdote em 1844, foi professor de Matemática, Filosofia e Teologia. Ele passou os últimos anos da sua vida em uma oração mais profunda, morreu no Colégio Alberoni de Piacenza em 31 de janeiro de 1895, aos 75 anos.

Fonte:
Fisionomia Espiritual de Rosa Gattorno - Lazaro Iriarte, OFM CAP>
http://www.cmroma.it/index.php?option=com_content&view=article&id=85&Itemid=196

 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MARIA MÃE DA GRAÇA E DA MISERICÓRDIA


A igreja da casa generalícia, em Roma, foi dedicada, por vontade da Madre, à Maria Mãe da Graça e da Misericórdia. Era a invocação da "Madonnina", uma pequena imagem que tinha levado sempre consigo o Venerável Pe. Bernardo Maria Clausi, que passou depois ao Pe. Tornatore. Madre Rosa a fe objeto da sua devoção particular, a colocou na capela da casa mãe de Picenza e, em reconhecimento da cura obtida em 29 de abril de 1883 e da ajuda conseguida para a construção da casa de Roma, quis que fosse coroada pelo bispo Mons. Scalabrini. Quando foi consagrada a igreja da Via Merulana, a imagem foi para ali transferida.
Texto extraído do livro Fisionomia Espiritual de Madre Rosa - Lazaro Iriarte, Ofm Cap