"Também vós leigos podeis viver a espiritualidade das Filhas de Sant'Ana; ser os cem braços e chegar lá onde as Filhas não podem chegar" Intuição de Rita de Maggio - 09 de dezembro de 1981


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Testemunho sobre o Movimento da Esperança no Maristella - Irmã Graça Silva

“No Maristella, naquele tempo, por volta do ano de 1984, mais ou menos, eu era professora de religião, e pedia aos professores que passassem as atividades. Eu orientava os alunos e íamos para sala da pastoral, onde tínhamos os livros de M. Rosa e a bíblia. Então começamos a fazer estudo bíblico, conhecer a bíblia, a palavra de Deus e os livros de M. Rosa. Éramos “Amigos de M. Rosa”. Em 04 de outubro, dia de São Francisco, foi instituído o movimento da esperança, que já vinha de Roma. Com os estudos e com o estatuto, começaram os trabalhos. Foi feita uma eleição, onde Professor Jaime foi eleito coordenador, e eu fiquei animando. Depois tivemos a parte prática, onde cada professor podia falar na sua sala sobre M. Rosa. Fizemos alguns cartazes com as frases de M. Rosa para divulgação do movimento e em seguida o trabalho com os próprios membros. Estudávamos e colocávamos em prática. Foi um pouco dificultoso por causa do tempo. Tivemos algumas ações solidárias como o sopão. Arrecadamos as verduras com os alunos, os professores cortavam e nós preparávamos, depois o próprio movimento passou a buscar as pessoas na rua para distribuir; aí já era o Movimento da Esperança. Nesse momento passamos a ter as reuniões nas casas dos membros: Carminha, Arlian, entre outros, onde cada um contava as suas experiências, e de 15 em 15 dias tinha os encontros. Durante a semana dedicávamos um dia para nos encontrarmos e estudar. Os encontros aconteciam na sala da pastoral no colégio Maristella. Para ter uma culminância maior, foi escolhido um funcionário para ajudarmos, que não tinha casa. Fizemos então, o slogan “A oração na ação”, e também implementamos o doar-se, um dos ensinamentos de M. Rosa. Passamos a construir nós mesmos a casa, cada um ajudando, carregando tijolos e telhas, e com um mês a casa já estava pronta, contando com um terraço, uma sala, dois quartos, cozinha e banheiro, tudo bem organizado. Lembro-me que foi um momento muito rico para nós, e não esqueço, está no meu coração e na minha mente tudo aquilo que vivenciamos e que foram bem significativos. 
    O grupo vai continuar! Pois foi enraizado na palavra de Deus e M. Rosa, e são essas raízes que estão sustentando o grupo. Isso é importante porque é Deus quem sustenta essa árvore; são as raízes profundas que jamais irão se acabar. Quando é de Deus não se acaba, e o esforço de cada um é importantíssimo de querer o melhor possível. A comunicação no movimento da esperança é muito boa, mas pode melhorar cada vez mais, nos estudos, nas experiências, nos encontrões. Gilberto, Jaime e Judite estão à frente, mas pode continuar se fortificando e aprofundando mais. Gostaria muito de participar, mas infelizmente participo de longe, e acompanho de perto. Em algum momento queriam me tirar do movimento, mas reivindiquei para ficar, pois o movimento está dentro de mim, e meu objetivo de voltar ao Maristella era de continuar o Movimento da Esperança. Sendo assim, eu agradeço por essa oportunidade, e estou aqui a qualquer momento que precisarem de algo. Um beijo no coração de cada um, pelos lábios de Maria. Que Nossa Senhora, Sant’Ana e M. Rosa estejam sempre ao lado de vocês. Deus os abençoem para sempre e os anjos da guarda os guardem, seja na frente, seja atrás, seja de lado, para guiar, para conduzir e para proteger vocês de todos os males. Amém! Assim seja!” 

Souza Filho, Jaime Seguie. Movimento daEsperança: breve história do movimento da Esperança no Maristella - Natal: Cactus Editora, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário