BARRA (1971, p. 87) enfatiza que “A correspondência será por toda vida um dos seus cuidados. A carta nos faz presentes àqueles que amamos e dos quais estamos distantes”. Em outro trecho, BARRA (1971, p. 58) afirma que “Madre Rosa era convicta de que o livro pode ser veículo de graça”. Enquanto a Madre escrevia muitas cartas para as irmãs, Pádua, nosso coordenador provincial, nos enviava vários e-mails com o objetivo de nos manter informado com as notícias do Movimento e principalmente nos animar diante as adversidades da vida.
Particularmente, sempre tivemos a preocupação com o registro e a preservação da história do Movimento da Esperança. A primeira ideia de registrar as atividades dos grupos surgiu com a produção de um blog, que virou realidade e está no ar desde 30 de novembro de 2011. Como neste ano de 2021, estamos celebrando os 40 anos do Movimento da Esperança e 32 anos do grupo do Centro Educacional Maristella, resolvemos escrever uma breve história do grupo desta, que foi por 66 anos, importante e tradicional escola de Natal. O ano jubilar, aliado ao encerramento das atividades da escola em 2018, tornam essas datas marcantes e assim merecem um registro especial.
Com essa ideia definida, buscamos informações com os irmãos, irmãs do grupo e com as irmãs Filhas de Sant’Ana. A jornada não foi fácil, pois encontramos poucos registros dos primeiros anos de atuação do grupo. Sendo assim, o blog do Movimento serviu como principal fonte de informação para a produção do livro.
Este livro representa um registro histórico dos encontros formativos, retiros espirituais, celebrações e eventos do grupo do Movimento da Esperança do Centro Educacional Maristella.
Souza Filho, Jaime Seguie. Movimento daEsperança: breve história do movimento da Esperança no Maristella - Natal: Cactus Editora, 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário