O grupo do Movimento da Esperança de Vila de Fátima - Extremoz, junto com a irmãs Filhas de Sant'Ana Ana Rosa e Célia, realizaram a celebração da palavra na manhã deste domingo. Após a celebração foi servido um delicioso café da manhã.
"Também vós leigos podeis viver a espiritualidade das Filhas de Sant'Ana; ser os cem braços e chegar lá onde as Filhas não podem chegar" Intuição de Rita de Maggio - 09 de dezembro de 1981
domingo, 14 de novembro de 2021
sábado, 13 de novembro de 2021
Breve história do Movimento da Esperança no Maristella - Introdução
No livro, “Madre Rosa não amou por brincadeira” (1981), encontramos alguns relatos sobre a importância que a Madre dava ao registro das memórias da Congregação e a comunicação com as irmãs que se encontravam em outras cidades da Itália ou em cidades localizadas em outros países.
BARRA (1971, p. 87) enfatiza que “A correspondência será por toda vida um dos seus cuidados. A carta nos faz presentes àqueles que amamos e dos quais estamos distantes”. Em outro trecho, BARRA (1971, p. 58) afirma que “Madre Rosa era convicta de que o livro pode ser veículo de graça”. Enquanto a Madre escrevia muitas cartas para as irmãs, Pádua, nosso coordenador provincial, nos enviava vários e-mails com o objetivo de nos manter informado com as notícias do Movimento e principalmente nos animar diante as adversidades da vida.
Particularmente, sempre tivemos a preocupação com o registro e a preservação da história do Movimento da Esperança. A primeira ideia de registrar as atividades dos grupos surgiu com a produção de um blog, que virou realidade e está no ar desde 30 de novembro de 2011. Como neste ano de 2021, estamos celebrando os 40 anos do Movimento da Esperança e 32 anos do grupo do Centro Educacional Maristella, resolvemos escrever uma breve história do grupo desta, que foi por 66 anos, importante e tradicional escola de Natal. O ano jubilar, aliado ao encerramento das atividades da escola em 2018, tornam essas datas marcantes e assim merecem um registro especial.
Com essa ideia definida, buscamos informações com os irmãos, irmãs do grupo e com as irmãs Filhas de Sant’Ana. A jornada não foi fácil, pois encontramos poucos registros dos primeiros anos de atuação do grupo. Sendo assim, o blog do Movimento serviu como principal fonte de informação para a produção do livro.
Este livro representa um registro histórico dos encontros formativos, retiros espirituais, celebrações e eventos do grupo do Movimento da Esperança do Centro Educacional Maristella.
Souza Filho, Jaime Seguie. Movimento daEsperança: breve história do movimento da Esperança no Maristella - Natal: Cactus Editora, 2021.
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
Testemunho sobre o Movimento da Esperança no Maristella - Irmã Graça Silva
“No Maristella, naquele tempo, por volta do ano de 1984, mais ou menos, eu era professora de religião, e pedia aos professores que passassem as atividades. Eu orientava os alunos e íamos para sala da pastoral, onde tínhamos os livros de M. Rosa e a bíblia. Então começamos a fazer estudo bíblico, conhecer a bíblia, a palavra de Deus e os livros de M. Rosa. Éramos “Amigos de M. Rosa”. Em 04 de outubro, dia de São Francisco, foi instituído o movimento da esperança, que já vinha de Roma. Com os estudos e com o estatuto, começaram os trabalhos. Foi feita uma eleição, onde Professor Jaime foi eleito coordenador, e eu fiquei animando. Depois tivemos a parte prática, onde cada professor podia falar na sua sala sobre M. Rosa. Fizemos alguns cartazes com as frases de M. Rosa para divulgação do movimento e em seguida o trabalho com os próprios membros. Estudávamos e colocávamos em prática. Foi um pouco dificultoso por causa do tempo. Tivemos algumas ações solidárias como o sopão. Arrecadamos as verduras com os alunos, os professores cortavam e nós preparávamos, depois o próprio movimento passou a buscar as pessoas na rua para distribuir; aí já era o Movimento da Esperança. Nesse momento passamos a ter as reuniões nas casas dos membros: Carminha, Arlian, entre outros, onde cada um contava as suas experiências, e de 15 em 15 dias tinha os encontros. Durante a semana dedicávamos um dia para nos encontrarmos e estudar. Os encontros aconteciam na sala da pastoral no colégio Maristella. Para ter uma culminância maior, foi escolhido um funcionário para ajudarmos, que não tinha casa. Fizemos então, o slogan “A oração na ação”, e também implementamos o doar-se, um dos ensinamentos de M. Rosa. Passamos a construir nós mesmos a casa, cada um ajudando, carregando tijolos e telhas, e com um mês a casa já estava pronta, contando com um terraço, uma sala, dois quartos, cozinha e banheiro, tudo bem organizado. Lembro-me que foi um momento muito rico para nós, e não esqueço, está no meu coração e na minha mente tudo aquilo que vivenciamos e que foram bem significativos.
O grupo vai continuar! Pois foi enraizado na palavra de Deus e M. Rosa, e são essas raízes que estão sustentando o grupo. Isso é importante porque é Deus quem sustenta essa árvore; são as raízes profundas que jamais irão se acabar. Quando é de Deus não se acaba, e o esforço de cada um é importantíssimo de querer o melhor possível. A comunicação no movimento da esperança é muito boa, mas pode melhorar cada vez mais, nos estudos, nas experiências, nos encontrões. Gilberto, Jaime e Judite estão à frente, mas pode continuar se fortificando e aprofundando mais. Gostaria muito de participar, mas infelizmente participo de longe, e acompanho de perto. Em algum momento queriam me tirar do movimento, mas reivindiquei para ficar, pois o movimento está dentro de mim, e meu objetivo de voltar ao Maristella era de continuar o Movimento da Esperança. Sendo assim, eu agradeço por essa oportunidade, e estou aqui a qualquer momento que precisarem de algo. Um beijo no coração de cada um, pelos lábios de Maria. Que Nossa Senhora, Sant’Ana e M. Rosa estejam sempre ao lado de vocês. Deus os abençoem para sempre e os anjos da guarda os guardem, seja na frente, seja atrás, seja de lado, para guiar, para conduzir e para proteger vocês de todos os males. Amém! Assim seja!”
Souza Filho, Jaime Seguie. Movimento daEsperança: breve história do movimento da Esperança no Maristella - Natal: Cactus Editora, 2021.
domingo, 7 de novembro de 2021
Assinar:
Postagens (Atom)