"Também vós leigos podeis viver a espiritualidade das Filhas de Sant'Ana; ser os cem braços e chegar lá onde as Filhas não podem chegar" Intuição de Rita de Maggio - 09 de dezembro de 1981


domingo, 3 de março de 2013

Carta de Gilberto


“Professar a fÉ na trindade – pai, filho e espírito santo – equivale a crer num só deus, que é amor.” (1Jo 4,8).
Amados Irmãos e Irmãs, Membros do Movimento da Esperança, a Graça de Deus esteja com vocês.

Neste 'Ano da Fé', somos convocados a reavivar a chama da fé em nosso coração, em nossa caminhada de cristãos. Em um mundo secularizado, que, aos poucos, vai perdendo as raízes da sua própria identidade cristã, a Carta Apostólica do Papa Bento XVI, Porta da Fé, é um convite a retornamos às nossas raízes e, assim, vivenciarmos um tempo de penitência e renovação. Quer dizer, é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Cada um de nós deve buscar viver o Ano da Fé como uma oportunidade de renovação da graça recebida no Batismo para poder proclamar com alegria que, em Jesus Cristo, toda e qualquer pessoa humana encontra a sua dignidade, a sua verdadeira felicidade e liberdade.
A Programação do Movimento deste ano nos convida a aprofundar a nossa Identidade Carismática, buscando uma autêntica e sincera Profissão de uma mesma Fé no Cristo Crucificado e Ressuscitado, readquirindo o gosto do alimento cotidiano da Palavra de Deus e da Eucaristia, oferecidos como sustento de nossa Vida Cristã. Jesus nos convida a trabalharmos não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que dura para a Vida Eterna (Jo 6,27). E também hoje podemos perguntar a Jesus: Que havemos nós de fazer para realizar as Obras de Deus? (Jo 6,28). E Jesus nos responde: “A Obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou” (Jo 6,29). Sendo assim, crer em Jesus Cristo é o caminho para se poder chegar definitivamente à Salvação. Temos a nossa disposição um programa de vida espiritual rico e profundo para crescermos na fé e no amor a Cristo e a Igreja. 
A primeira e principal verdade da fé é, portanto, acreditar na Divindade de Cristo, da qual procedem todas as outras: a fé na Trindade Santíssima, a verdade de todos os Mistérios de Cristo: Ressurreição, Ascensão, descida do Espírito Santo, compreendendo a divina maternidade de Maria Santíssima. É esta fé que devemos pedir em todas as nossas orações, como os Apóstolos pediram a Jesus: “Senhor, nós cremos, mas aumenta a nossa fé!”(Lc. 17,5).           
Através da fé faremos adesão incondicional a Jesus Cristo, Verbo Encarnado, nascido na pobreza e morto nu sobre a Cruz também nua. Para as almas que tendem à perfeição e alcança o mais alto grau de santidade, como a Beata Madre Rosa, imersa continuamente em Deus, esta adesão se torna confiança total, diálogo interior, familiar e ininterrupto. A virtude da fé em Deus deve crescer em nós sempre; e ajudar-nos a viver, conformando a nossa vida com os ensinamentos e os exemplos de Cristo, estimulando-nos a acolher a Palavra de Deus com alegre devoção, fazendo-nos reconhecer à Vontade de Deus no cotidiano, ou seja, fazendo-nos ver, nos acontecimentos, os sinais dos tempos que manifestam aquilo que Deus quer de nós.
O nosso Estatuto nos nºs 18 e 19 pag.: 12 assim diz: “O apelo dirigido à Madre Rosa Gattorno e nela, a cada um dos Membros do Movimento, comporta um aprofundamento da Consagração Batismal num compromisso de íntima Aliança com Deus, sumamente amado, e exige, portanto, uma adesão de fé constantemente renovada n’Aquele que, chamando desde toda a eternidade, manifesta continuamente o seu Amor. Portanto, a exemplo de Maria, peregrina da fé, os Membros do Movimento, conscientes da própria pequenez, abertos e dóceis à Palavra de Deus, crêem na mensagem divina, acolhem-na e a guardam no próprio coração, e renovam a própria resposta de fé ao Pai, buscando descobrir, nos acontecimentos cotidianos, a expressão de sua vontade, concretizada na pessoa e na Obra do Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor.”
Como o ‘Pequeno Resto’ do Povo de Deus que permaneceu fiel as Suas Promessas, busquemos todos nós vivenciar este ano com “todo nosso coração, com toda nossa alma e com todo o nosso entendimento” (Mt 22,37). Confiantes de que Jesus, Maria, Sant’Ana e Madre Rosa caminham a nossa frente nos abrindo caminho para adentrarmos cada vez mais no Reino de Fé, Esperança e Amor iniciado por Jesus.

Desejamos a todos vós uma santa e frutífera missão junto aos seus irmãos de grupos, aos seus familiares, junto aos Jovens e a todos os irmãos em Cristo Jesus.
Que Deus aumente a cada dia a nossa FÉ!

Fraternalmente,
P/ Equipe Provincial – Recife – Brasil:
Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário