"Também vós leigos podeis viver a espiritualidade das Filhas de Sant'Ana; ser os cem braços e chegar lá onde as Filhas não podem chegar" Intuição de Rita de Maggio - 09 de dezembro de 1981


sábado, 20 de outubro de 2012

“A EXPERIÊNCIA DE SERMOS IRMÃOS EM JESUS CRISTO”



   Caríssimos irmãos e irmãs ,
                                                             é com grande saudade e alegria que saúdo todos vocês aqui reunidos, Movimento, Filhas e Filhos da Santa Mãe, neste XXI Encontro do Movimento da Esperança, do Território Nordeste do Brasil. Parece-me que foi ontem, ter estado com vocês e, ao invés, já se foi um ano. O tempo passa rapidíssimo! Mas é sempre viva e palpitante a experiência que o Senhor me fez viver com vocês. Conservo tudo ciumentamente no meu coração.  Recordo-me de todos e cada um foi e é um grande dom de Deus para mim. Sintam-me  com vocês,  porque eu estou perto com a oração e o meu grande afeto.
            O tema que escolheram para este Encontro quer ajudar-nos a crescer sempre mais na dimensão de  “família”, uma das características do Carisma que somos chamadas a viver e a encarnar.
As palavras de Jesus, como verdadeiro Mestre, nos indicam a “fonte” de onde brota o amor verdadeiro, para ser verdadeiros “irmãos em Cristo”: “Permanecei em mim como eu em vós… Assim como o Pai me amou também eu vos amei. Permanecei em meu amor. Isto vos mando: Amai-vos uns aos outros”  (Jo 15,4.9.17). “Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, a fim de que todos sejam um. Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade”  (Jo 17,21.23).
Jesus não quer um “pouco”, ele nos chama à perfeição no amor. O chamado à Família de Sant’Ana, como Movimento da Esperança, é um grande dom para todos nós, para que possamos ser ajudados a viver tal dimensão, vivendo o Carisma que o Pai mesmo doou a Madre Rosa.
            No Documento de Base,  nos números 26 e 27, pág 11, lemos:
            “A Família de Sant’Ana é uma realidade constituida por pessoas que, numa resposta de fé a um apelo carismático comum e consciente de ser membros da mesma família, criam vínculos de amizade na caridade fraterna «…sabes qual deve ser o emblema da minha família? O amor fraterno com o qual [os meus filhos] devem estar unidos  entre eles» e alimentam a esperança de alcançar o mesmo ideal.
            E’ de fato a presença de Sant’Ana, mãe da Imaculada, que confere à Comunidade [e ao Movimento] a sua característica de fogo doméstico, já que a Família da Mãe é o seu modelo inspirador: “O  meu Instituto [o Movimento] não é outra coisa senão uma estensão da minha família: Deus vos suscitou para que em vós continuemos a viver nós: eu, tua Mãe, Joaquim e Maria Imaculada”.
            Madre Rosa, chamada a viver em primeira pessoa o Carisma, e experimentando na sua própria vida toda a fraqueza humana e a inveja do maligno, nos exorta: “Rezai e amai-vos todos com um mesmo amor, e procurai alcançar essa bela unidade de pensar, de agir; tendei a um centro que é Deus. A verdadeira caridade e amor para convosco deve ser tão sincero, que o bem próprio deve ser também desejado para com os irmãos. Se vos tornardes assim, o Espírito de Deus reinará em vós pela eternidade. Amai-vos, e a caridade seja a que vos acompanhe em todas as vossas ações”.
O Estatuto nos seguintes artigos nos indica o percurso: 17, 24, 25, 26, 27 e 28.
A nossa  natureza humana ferida pelo pecado, não é capaz de viver como “verdadeiros irmãos em Cristo”, eis então a importância da oração, da escuta da Palavra de Deus, da Confissão, da Eucaristia, da perseverança no caminho do Movimento. São Paulo nos recorda que a nossa capacidade vem de Deus: quanto mais estamos ancorados Nele, mais nos tornamos capazes de viver em comunhão entre nós,  como nos recorda o Estatuto.
Em 11 de Outubro começou o “Ano da Fé”, querido pelo Santo Padre Bento XVII. Também nós, em comunhão com toda a Igreja, queremos colocar-nos com humildade de coração, para acolher e viver este ano como um ulterior dom do Senhor. O Papa nos diz: “A Fé é companheira de vida que permite de perceber com olhar sempre novo as maravilhas que Deus faz para nós” e ainda: “A Fé é decidir de estar com o Senhor para viver com Ele”.
Abandonemo-nos nos braços do Eterno Pai, deixemo-nos conduzir por Ele, continuemos na fidelidade a Ele: como Abraão, “Pai da Fé”, como o “Pequeno Resto de Israel” e como Sant’Ana e São Joaquim que aliceçaram a sua vida na fidelidade às promessas de Deus; como Maria “Peregrina da Fé” , como Madre Rosa abandonada à Vontade de Deus.
Nestes dias em particular, vivamos em comunhão também com  Madre Maria Luisa e o seu Conselho, as Provinciais,  Delegadas e  todas as Irmãs, reunidas no Kênia para o Encontro Internacional do Instituto. O Espírito Santo possa descer abundantemente sobre cada Irmã para poder discernir a Vontade de Deus, aquilo que é bom e a Ele agrada e é perfeito, para o bem do Instituto, de toda a Família e de toda a Igreja.
Meus amadíssimos irmãos e irmãs, recordo a vocês todos e cada um trago no meu coração. Confio cada um, cada uma Àquele que é potente, para que esteja sempre presente e dê a força necessária para continuar o próprio caminho e ajude a lidar com tudo quanto cada um está vivendo pessoalmente ou na família.
A Santíssima Trindade faça correr nas nossas veias o Amor  que circula entre Eles!
Sant’Ana, Maria e Madre Rosa os acompanhem com o seu materno amor.
O alegre Antonio de Pádua está sempre presente!

Uma caríssima saudação ao Padre Paulo Sérgio. Espero que nasçam muitos grupos do Movimento da Esperança na sua Paróquia...NADA  É IMPOSSÍVEL A DEUS!

Gilberto caríssimo, te desejo este ano sem febre...BOM TRABALHO!!!
E… BOM ENCONTRO PARA TODOS!!!
                                   Abraço-os com imenso afeto. Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário