"Também vós leigos podeis viver a espiritualidade das Filhas de Sant'Ana; ser os cem braços e chegar lá onde as Filhas não podem chegar" Intuição de Rita de Maggio - 09 de dezembro de 1981


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ADVENTO



"PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR, ENDIREITAI SUAS VEREDAS, TODO HOMEM VERÁ A SALVAÇÃO DE DEUS" 

Caríssimos irmãos e irmãs,
                        Louvamos e agradecemos ao Senhor pelas muitas oportunidades que Ele oferece, para verificarmos o nosso caminho e nos prepararmos para o encontro com Ele.
                        Espero poder escrever mais para vocês. Desta vez limito-me a dizer o quanto é importante neste tempo de Advento    “... suplicar ao Senhor a cura e salvação” e verificar    ““... como está nosso caminho de  “santificação”, conforme nos ajuda a refletir D.Sérgio em sua catequese.
                        Enfrentando o calor escaldante deste ano, o Senhor nos deu a força para conduzir os vários cursos de exercícios espirituais que, como sempre, semearam no coração dos participantes tanta força e alegria no Senhor.
                        Também neste ano não nos faltou sofrimentos pelas doenças e morte de alguns caríssimos irmãos e irmãs, que lhes dou conhecimento: Calogero, de Temini Imerese; Maria, de Barrafranca; Adriana de (Morena) Roma; Selma, de Recife. Também Juan e Teresa, de Tula (México) pela perda de sua amada filha Veridiana, de 29 anos. No dia de Todos os Santos o nosso caríssimo Nezinho, de Recife, que juntamente com Antônio de Pádua participou de nossa Primeira Assembleia. Peçamos ao Pai para que acolha em seus braços estes nossos amados irmãos e irmãs que nos precederam, acreditando e esperando em seu encontro com Cristo Ressuscitado e dê a todos nós a força necessária para enfrentarmos tudo quanto a vida nos reserva, seguros de que a nossa verdadeira pátria é o Céu.
                        Agora devo voltar para casa, mas graças ao Senhor minha nova residência não é longe do velho domicílio, trocou somente o número: VIA ANTONINO SALINAS, 13 – 00178 – ROMA. O número do telefone é o mesmo: 067230640. Aqueles que desejarem viver dias de oração e de fraternidade serão bem-vindos.
                        Neste ano da fé encantemo-nos sempre pelo Carisma ao qual fomos chamados, abandonando nossa vida à fidelidade de Deus, como fizeram nossos pais, Sant’Ana e São Joaquim, como educaram sua filha Maria e como viveu Madre Rosa.
                        Desejo-lhes um bom caminho de Advento e um Santo Natal do Senhor.
                        Abraço-vos com grande afeto         Rita

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nossa Senhora da Apresentação



A históriaA história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, baseia-se na tradição oral. Não um documento registrando a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi. É importante salientar que, mesmo sem ter aqui uma imagem, Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. Em 1990, escremos, de Brasília, uma carta ao monsenhor Severino Bezerra, chanceler da Cúria e historiador da Arquidiocese de Natal, fazendo-lhe algumas indagações sobre o orago de Natal. Na sua carta resposta, ele nos fez a seguinte revelação: "Em 29 de março de 1718, antes da chegada de Nossa Senhora da Apresentação, num inventário por morte de Joana de Barros, em Goianinha, entre as dívidas deixadas pela falecida está: esmola de 5.000 (cinco mil) réis à Nossa Senhora da Apresentação. Só 35 anos depois foi o encontro da imagem" (Carta datada de 20 de maio de 1900.
Corrobora esta revelação o que Frei Agostinho de Santa Maria escreveu num livro publicado, em Lisboa, em 1722, citado pelo historiador Luís da Câmara Cascudo: "Na capela-mor daquela matriz se colocou pouco depois um grande e famoso quadro de pintura, em que se vê o mesmo mistério da Senhora historiado... A sua festividade se lhe celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória". (1980:122).
Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.
A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes pressurroso, dirigiu-se ao local e, incontinenti, conduziu o vulto para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.
A esta altura, é oportuno lembrar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571.
Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo" .
(De autoria do professor e historiador Itamar de Souza,
publicado no Fascículo "Nova história de Natal" - Diário de Natal

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Saudade eternas Senhor Nezinho



Caros irmãos do Movimento da Esperança, paz e bem!

Ontem a nossa Igreja celebrava o dia de todos os Santos. E foi nesse dia que Deus escolheu para o nosso irmão Manoel Vitorino (Sr. Nezinho) voltar a casa do pai.
Nesse dia a Igreja não apenas celebra a santidade de um cristão que se encontra no céu, mas também de todos nós, povo peregrino que caminha rumo ao reino de Deus. Isto para mostrar concretamente, a vocação universal de todos a felicidade eterna.
Todos os fieis cristãos, de qualquer estado de vida, são chamados a plenitude da vida cristã e a perfeição da caridade. Todos são chamados a santidade: "Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito." (Mt 5, 48) "A perfeição cristão só tem um limite: ser ilimitada."
Nosso irmão Nezinho foi um homem de fé, esperança e caridade! Virtudes essas que eram naturais em seu modo de sentir e agir. Sempre com um sorriso acolhedor e uma simpatia nata acolhia atodos como irmãos queridos.
Querido irmão Nezinho irás continuar vivo em nossas memórias e serás sempre lembrado com muito amor e carinho por todos nós! Cremos e confiamos na infinita misericórdia de Deus que ontem estava te esperando de braços abertos para te acolher no seu Reino Eterno de amor e paz.
De agora em diante serás para nós intercessor junto a Jesus. Com certeza te encontrarás com Sant'Ana, com Maria, com Madre Rosa, com Padua e com irmã Lucilia e juntos estaram sempre a interceder por todos nós família de Sant'Ana, mãe da Imaculada.
Senhor Nezinho e todos os Santos de Deus, rogai por nós!
Eternas saudades dos irmãos do Movimento da Esperança - Nordeste - Brasil

Seu Nezinho - saudade



Saudade

“Saudade é solidão acompanhada,
É quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Pablo Neruda